Após a proclamação de Max Russi (PSB) como o novo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (União), atual presidente, puxou a orelha dos parlamentares devido a interferência do governo do Estado nas articulações para a eleição interna.
O deputado afirma que não acha certo as discussões internas vazarem e serem resolvidas com a participação de outros poderes. “Outra coisa, quero deixar para os deputados um recado: as articulações têm que ser nessa Casa, com os deputados, não podemos deixar sair fora daqui. As decisões têm que ser aqui dentro. Discute, resolve, mas aqui dentro. Converse com os seus pares, discuta com os pares, mas não pode sair atrás de voto de alguém que não é da Assembleia. Se não é dá Assembleia, não pode tomar decisões daqui”, alfinetou Botelho.
As declarações de Botelho fazem referência a rasteira dada pelo Executivo Estadual na deputada estadual Janaina Riva (MDB), que pretendia ocupar o cargo de primeira secretária no próximo biênio. Havia um acordo antigo para que ela ficasse com o posto, mas ela acabou recuando após forte investiga do Palácio Paiaguás.
Neste sentido, Botelho também cutucou o novo presidente, que assume o comando do Legislativo de Mato Grosso apenas em fevereiro do ano que vem. “Tínhamos um compromisso com o senhor lá atrás, de apoiar o senhor. Espero que o senhor honre, assim como eu honrei todas as palavras. Coisa pior que tem e político que fale e depois não garante”, finalizou.
Russi foi eleito por unanimidade em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (7).