Cuiabá, segunda-feira, 20/01/2025
06:13:39
Dólar: 6,07
Euro: 6,28
informe o texto

Notícias / Política

08/08/2024 às 09:33

CENTRALIZAÇÃO

Botelho admite que poderes estão concentrados no presidente e primeiro secretário e acredita que descentralização não dá certo

Ele ainda vai mais além e disse que o cargo mais poderoso do poder Legislativo não é o de presidente, mas sim o de primeiro secretário

Kamila Arruda

Botelho admite que poderes estão concentrados no presidente e primeiro secretário e acredita que descentralização não dá certo

Foto: Mariana da Silva - Leiagora

O deputado estadual Eduardo Botelho (União), atual presidente da Assembleia Legislativa, acredita que a descentralização de poderes entre os membros da Mesa Diretora não funciona na prática. Ele admite que os cargos com maiores autonomias são de presidente e primeiro-secretário, e afirma que já tentou mitigar isso e não obteve sucesso.
 
Ele ainda vai mais além e disse que o cargo mais poderoso do poder Legislativo não é o de presidente, mas sim o de primeiro secretário, uma vez que é ele quem comanda a “caneta” do Parlamento Estadual.
 
“A gente já tentou isso, mas no final é o presidente e o primeiro secretário quem mandam, e o primeiro secretário ainda mais um pouco, porque é o primeiro secretário que ordena as despesas, que determina licitação, que da ordem de serviço”, enfatizou.
 
Para exemplificar tal poder, Botelho, que presidente a Assembleia Legislativo por três biênios consecutivos, afirma que muitas vezes fica sabendo de obras na Casa de Leis quando vê elas sendo executadas.
“Muitas vezes nem o presidente fica sabendo. O primeiro secretário é mais poderoso internamente do que o presidente”, completou.
 
A descentralização de poder entre os cargos da Mesa Diretora vem sendo defendida pelos parlamentares que atuarão na diretoria do Parlamento Estadual da Casa de Leis no próximo biênio.
 
Diante disso, Botelho sugere uma mudança no Regimento Interno. “Então, não adianta. Se fizer isso, tem que fazer regimental, porque do contrário o poder é do presidente e do primeiro secretário”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet