Cuiabá, sexta-feira, 04/10/2024
11:50:18
informe o texto

Notícias / Geral

23/08/2024 às 14:39

ACORDO FIRMADO

Vídeos | Trilhos de ferrovia chegarão até Cuiabá, garantem Sérgio Ricardo e empresa responsável por projeto

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, tomou a iniciativa de incluir Cuiabá no projeto após uma análise do contrato entre a Rumo e o Governo de Mato Grosso, que identificou a possibilidade de o ramal ferroviário não ser estendido até a região

Leiagora

<Font color=Orange> Vídeos </font color> | Trilhos de ferrovia chegarão até Cuiabá, garantem Sérgio Ricardo e empresa responsável por projeto

Foto: Felipe Godoi/Fotojornalista

A Rumo Logística, responsável pela construção da ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo, garantiu que os trilhos chegarão a Cuiabá. Segundo o gerente de relações institucionais e governamentais da empresa, Rodrigo Verardino de Stéfani, a chance da ferrovia não chegar a Cuiabá é zero. 

“Cuiabá está nos planos da Rumo. A chance desses trilhos não chegarem até lá é zero”, assegurou Rodrigo Verardino de Stéfani.

Com a intenção de trazer a ferrovia até Cuiabá, um compromisso foi firmado entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Rumo Logística para que a “promessa” seja cumprida. O acordo foi estabelecido durante uma visita técnica nos canteiros de obras do modal, que interligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, tomou a iniciativa de incluir Cuiabá no projeto após uma análise do contrato entre a Rumo e o Governo de Mato Grosso, que identificou a possibilidade de o ramal ferroviário não ser estendido à região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

“Cuiabá precisa desse ramal, que tenho certeza que vai beneficiar muito todo Mato Grosso e todo o Brasil. Essa obra está trazendo desenvolvimento e crescimento para o estado e o Tribunal de Contas vai acompanhar periodicamente essa execução, motivando e pedindo para que a estrada de ferro chegue em todos os cantos de Mato Grosso e, principalmente, em Cuiabá”, declarou o presidente do TCE. 

Durante a reunião desta quinta-feira (22), a Rumo comprometeu-se a apresentar, até outubro de 2024, o projeto completo da ferrovia, com destaque para o trecho que inclui o ramal de Cuiabá.

“Os trilhos chegarão em Cuiabá até o final do ano de 2026. Estamos pedindo autorização da Sinfra para uma declaração de atividade pública, para que possamos entrar nos locais onde vai ser o traçado futuro para poder estudar com mais profundidade a região.”

O projeto

Este é um dos maiores investimentos no setor de transporte já executados no estado, prevê aplicação de recursos na ordem de R$ 14 bilhões. O projeto tem previsão de 743 quilômetros de trilhos, que permitirão o tráfego de até 80 km/h, abrangendo 22 pontes, 21 viadutos, 5 passagens inferiores e contemplando 16 municípios do estado.

Além de reduzir as distâncias rodoviárias, o modal, que é executado com investimento 100% privado, apresenta menor impacto ambiental e pode gerar até 180 mil empregos no decorrer de sua implementação, além da diminuição do custo logístico total de exportação das principais commodities do estado, como soja, milho e algodão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet