As turmas noturnas dascola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, em Cuiabá, podem ser encerradas. A informação pegou de surpresa professores, estudantes e pais de alunos, e tem gerado reações entre membros da comunidade escolar.
O fato veio a tona nesta semana e tem sido divulgada no perfil do Grêmio Estudantil da unidade de ensino nas redes sociais, e outros vinculados.
De acordo com os estudantes, a informação teria sido repassada pela coordenação e professores na última quarta-feira (21) por meio de um email que teria partido da Seduc-MT.
A estudante do 𝟭º 𝗕 𝗠𝗮𝘁𝘂𝘁𝗶𝗻𝗼 e representante do Grêmio Estudantil, Vitória Ketllin publicou em rede social: “A Seduc informou que pretende fazer o uso do prédio no período noturno com outra finalidade (que não sabemos ao certo qual é). Mas nós alunos do 1ºB viemos em nome de todos os alunos, professores e gestão da escola liceu cuiabano através desse post pedir a sua ajuda para essa causa tão importante para nós, Liceu Cuiabano é cultura,é história”.
Ao Leiagora, Vitória disse que a direção da escola enviou um comunicado aos alunos sem muitos detalhes. “Avisaram a coordenação através de um email, e os mesmos marcaram uma reunião geral com os turnos para nos informar sobre o ocorrido. Eles enviaram um e-mail, notificando o Liceu dizendo que as turmas vão ser remanejadas. Até então, a coordenação não disse o motivo. Questionamos e eles falaram que também não sabiam”, disse.
Vitória acrescentou ainda que a escola para a qual os estudantes seriam remanejados seria a escola estadual EEDIEB Professor Antônio Cesário De Figueiredo Neto. A informação também foi dita pela mãe de uma outra estudante do Liceu.
Questionada pela reportagem, ela comentou que os filhos chegaram em casa na quinta-feira (22) e disseram que a escola informou que o período noturno seria retirado e que os alunos seriam realocados para a Cesário Neto.
Diversos perfis de redes sociais administrados por alunos do Liceu estudantes lamentaram e criticaram a decisão. Um deles, 2°G Liceu Cuiabano, citou que “as aulas noturnas são mais do que uma oportunidade, são uma ponte para o futuro de muitos estudantes que equilibram trabalho e estudo. Cada aluno merece a chance de aprender e crescer, independente da hora do dia”.
A representante do Grêmio estudantil informou ainda que os estudantes pretendem realizar protestos para além das redes sociais.
Outro lado
O Leiagora tentou contato com a diretoria do Liceu Cuiabano mas não obteve retorno.
A reportagem também procurou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para prestar esclarecimentos a respeito da informação e foi informada com a seguinte nota:
"A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), esclarece que não haverá o fechamento de curso noturno da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. O que há é o reordenamento para a Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto, que também fica no centro da cidade."