O Corpo de Bombeiros Militar resgatou duas vítimas de acidentes com choque elétrico na manhã desta quarta-feira (28), mas uma não resistiu. As ocorrências foram registradas no Centro de Sorriso (398 km de Cuiabá) e no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Em ambos os casos, as vítimas faziam serviços próximos a fios energizados e não usavam equipamentos de segurança.
Em Sorriso, a equipe da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) foi acionada para atender a um acidente envolvendo um pintor de 25 anos, que sofreu um choque elétrico enquanto pintava o telhado de zinco do barracão de uma borracharia.
Segundo testemunhas, o pintor teria sofrido o choque elétrico ao se encostar em uma fiação de alta tensão na parte superior do barracão. O impacto fez com que ele caísse sobre o telhado de zinco. Ele ficou com múltiplos ferimentos.
Ao chegar ao local, os bombeiros confirmaram que o telhado não estava energizado, o que permitiu o início imediato dos procedimentos de resgate. Inicialmente, foi feito um acesso rápido para evitar a queda da vítima, que estava desorientada e agitada.
Em seguida, foi estabelecido um sistema de ancoragem para garantir a segurança da vítima durante o resgate. Utilizando uma maca envelope (sked), os bombeiros militares conseguiram descer a vítima do telhado e prestaram os primeiros-socorros para conter os sangramentos e estabilizar o jovem. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Sorriso.
Segunda ocorrência
Em Várzea Grande, a equipe do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após uma testemunha informar que um homem, contratado para cortar uma árvore, sofreu um choque elétrico enquanto realizava o serviço.
De acordo com a testemunha, o homem não teria percebido a fiação energizada que estava entre os galhos da árvore e entrou em contato com os fios. O choque elétrico resultou em um grave acidente.
No local, os bombeiros militares constataram que a vítima estava em uma escada, em cima da árvore, e aparentava inconsciência, já que não respondia aos chamados.
Os funcionários da concessionária de energia foram acionados para interromper o fornecimento elétrico e possibilitar aos militares realizarem a remoção da vítima.
Após o procedimento, a vítima foi resgatada pelos bombeiros e, já no chão, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito no próprio local. A Polícia Militar, a Polícia Civil, a Politec e o IML também foram acionadas para essa ocorrência.
Da assessoria