Um incêndio de grandes proporções atinge a Terra ndígena Apiaka Kaiabi Munduruku, localizada no município de Juara (a 655,3 km de Cuiabá), nesta sábado (31).
Conforme o coronel do Corpo de Bombeiros Paulo André Silva Barroso, a área em que o fogo se alastrou é muito grande e de difícil acesso.
“A situação é bem crítica, já foi feito contato com o PrevFogo aqui de Cuiabá”, disse Barroso ao Leiagora.
Através de um vídeo, é possível ver as chamas atingindo o local e chegando próximo a uma escola. De acordo com coronel, a brigada indígena composta por 10 integrantes está ajudando a combater o incêndio.
No entanto, eles enfrentam muitas dificuldades por causa da falta de estrutura. “Eles não têm veículo, embarcação e sem combustível para o deslocamento”, afirmou Paulo André.
A região possui 109 mil hectares de floresta Amazônica e mais de seis aldeias. Ao todo, cerca de 885 indígenas vivem no local.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que está monitorando com satélites de alta tecnologia o incêndio. Os militares ainda disseram que só não entraram na terra porque é necessária autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.