O chefe do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Fernando Xavier, conta em vídeo quais são os atrativos fechados devido a um incêndio que atinge a unidade desde o dia 21 de agosto.
A primeira atração a ter a visitação suspensa foi o Morro de São Jerônimo. Posteriormente, foi fechado o Véu de Noiva, a Cachoeirinha e o Circuito das Cachoeiras. Somente os atrativos Rio Claro e Cidade de Pedra permanecem abertos.
Segundo Xavier, a medida visa garantir a segurança de todos os visitantes e que os brigadistas tenham melhor trânsito para chegar às áreas atingidas pelo fogo, já que a base das operações fica nessa região.
Xavier ainda alertou para um segundo incêndio, vindo do Ninho das Águias e do Morro dos Ventos, que pode entrar no Parque hoje. “Nós estamos com equipes posicionadas para fazer a limpeza das áreas, evitando que o incêndio adentre o Parque Nacional”.
Segundo o servidor do ICMBio, há a previsão de que o combate seja reforçado com mais um esquadrão de brigadistas de outra unidade de conservação gerida pelo ICMBio.
Por fim, Xavier alerta para a proibição de uso de drones. “O uso de drones implica na segurança do tráfego aéreo, já que estamos operando com aeronaves”. O uso de drones pode implicar em acidentes sérios com os operadores das aeronaves.
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.