A Federação Internacional de Futebol Associado, a FIFA, anunciou as 12 cidades que se candidatam a sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 e a capital mato-grossense está entre elas. A divulgação foi feita nessa segunda-feira (2).
Conforme informações divulgadas no site oficial da Federação, o processo de seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 se deu por meio de um workshop virtual realizado na segunda para as 12 cidades candidatas que concorrem a sediar partidas.
São elas e seus respectivos estádios:
- Belém: Estádio Mangueirão
- Belo Horizonte: Estádio Mineirão
- Brasília: Estádio Mané Garrincha
- Cuiabá: Arena Pantanal
- Fortaleza: Arena Castelão
- Manaus: Arena da Amazônia
- Natal: Arena das Dunas
- Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
- Recife: Arena de Pernambuco
- Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
- Salvador: Arena Fonte Nova
- São Paulo: Arena Corinthians
É descrito que ao menos oito estádios são necessários para sediar o torneio e entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro, um grupo de especialistas da FIFA conduzirá uma visita de inspeção a cada uma das 12 cidades e estádios candidatos.
São avaliados além dos estádios outros locais como espaços de treinamento, hotéis, transporte, aspectos financeiros e possíveis locais para o FIFA Fan Festival serão todos avaliados, bem como os compromissos do licitante com a sustentabilidade e o desenvolvimento do futebol feminino.
Copa do Mundo Feminina
O Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, tornando-se também o primeiro país sul-americano a receber o torneio. Serão 32 competidores concorrendo pelo título.
O país-sede da 10ª edição da competição foi definido em votação aberta durante o Congresso da FIFA, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
A competição é disputada a cada 4 anos desde a primeira edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA China 1991.