O combate ao incêndio que se iniciou em 21 de agosto no setor Coxipó-Pão de Açúcar, na região do Coxipó do Ouro, fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 62 km de Cuiabá), seguiu pelas encostas dos paredões e atingiu a área alta do planalto onde se localiza a Cachoeiras das Andorinhas, atrativo da unidade de conservação, na noite desta terça-feira (3).
Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio que ameaça a região sudeste do Parque Nacional originou-se fora da unidade de conservação, nas proximidades da subestação de energia do município de Chapada dos Guimarães e está sendo denominado Ninho das Águias.
Segundo o ICMBio eles trabalham para conter o avanço do fogo sobre as casas de moradores e uma pousada vizinha ao parque nacional.
Além disso, o órgão está empreendendo o combate direto na pastagem fora do parque e nos morros em direção ao Ninho das Águias, nas cabeceiras do córrego Independência, que forma o Circuito das Cachoeiras, atrativo da unidade de conservação.
As atividades contam com apoio aéreo de uma aeronave AirTractor 802 do ICMBio. A aeronave foi empregada nos incêndios que ocorrem na Trilha do Tope de Fita e no Circuito das Cachoeiras, onde atuam os brigadistas do ICMBio e num dos flancos deste incêndio, na região do Alto do Céu, em apoio à Defesa Civil de Chapada dos Guimarães e ao Corpo de Bombeiros Militar.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.