Cuiabá, sexta-feira, 04/10/2024
11:28:13
informe o texto

Notícias / Política

10/09/2024 às 13:34

FECHANDO O CERCO

MP Eleitoral vai trabalhar em parceria com outras instituições para combater crime organizado nas Eleições 2024

A medida é reflexo de informações de inteligência acerca da infiltração do crime organizado na política no pleito deste ano

Leiagora

MP Eleitoral vai trabalhar em parceria com outras instituições para combater crime organizado nas Eleições 2024

Foto: reprodução

A fim de combater a influência do crime organizado nas Eleições 2024, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e o Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral do (Genafe) orientam os procuradores a buscarem parcerias com as superintendências regionais da Polícia Federal, superintendências estaduais da Agência Brasileira de Informação (Abin) e outros órgãos,

A medida é reflexo de informações de inteligência acerca da infiltração do crime organizado na política no pleito deste ano.

O objetivo da orientação emitida nesta segunda-feira (9), é identificar possíveis candidaturas que tenham elos com a criminalidade, bem como o financiamento de campanhas e partidos com vinculações a milícias ou facções criminosas.

O documento também orienta que os procuradores utilizem dados dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF), elaborados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), com o objetivo de identificar eventuais ilícitos, respeitando a independência funcional dos membros do Ministério Público para atuar nas investigações.
 
O vice-PGE e o coordenador nacional do Genafe ressaltam a importância da articulação do Ministério Público para enfrentar o problema da interferência das organizações criminosas no processo eleitoral. Segundo eles, o Sistema Brasileiro de Inteligência e a Polícia Federal contam com relatórios que podem auxiliar o trabalho investigatório, sobretudo, no período eleitoral. Essas informações podem ser agregadas às ferramentas e rotinas da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do Ministério Público Federal (Sppea) para cruzamento de dados e análise de informações relacionadas à prática de crimes nas eleições.


Em Cuiabá, somente este ano, ao menos duas Operações policiais trouxeram à tona a intenção de membros de organização criminosa em disputar a eleição para vereador. Trata-se das operações Apito Fina e Ragnatella.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet