Mato Grosso está sob quatro tipos de alertas diferentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre onda de calor e grande perigo quanto à umidade relativa do ar. Com temperatura 5ºC acima da média para o período, as regiões sudeste, centro-sul, centro, sudoeste e noroeste do Estado têm aviso de temperatura na casa dos 40ºC, com alerta perdurando até as 23h59 desta terça-feira (10), envolvendo 73 municípios.
Os demais avisos são umidade relativa do ar desértica, abaixo de 12%, com vigência entre 13h e 18 horas, para 118 municípios do Estado; de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com vigência entre 12h e 19h, para 138 cidades, e de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, entre às 10h e 21h, para todos os 142 municípios.
Diante de tantos avisos, a recomendação é para ingestão de bastante líquido, evitar fazer atividades físicas, consideradas nocivas em tal tempo seco, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, umidificar os ambientes e usar hidratante no corpo, além de evitar bebidas diuréticas, como café e alcoólicas.
A condição em que Mato Grosso se encontra é altamente arriscada para a incidência de incêndios florestais. Somente neste mês, o Estado já contabiliza 8.469 focos, em apenas 10 dias.