O candidato à Prefeitura de Cuiabá Lúdio Cabral (PT) afirmou que a vereadora cassada Edna Sampaio (PT) será a candidata mais bem votada na corrida por cadeiras no parlamento municipal, mesmo que esteja concorrendo sub judice. Somado a isso, convicto da vitória rumo ao Alencastro, Lúdio ainda afirma que Sampaio, sua 1ª suplente na Assembleia Legislativa (ALMT), é quem deverá ocupar a vaga dele em janeiro de 2025, quando ele “tomar posse como prefeito”.
O petista foi questionado acerca da situação da ex-vereadora, que teve o mandato cassado na Câmara Municipal ainda este ano, sob acusação de rachadinha da Verba indenizatória de sua ex-chefe de gabinete. Diante da ‘condenação’ entre os pares, que culminou com a perda do mandato, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura da petista, que busca se reeleger de forma ‘diferente’ neste ano, com um mandato coletivo. Ao que Lúdio referendeu seu total apoio e ainda cravou que ela será a candidata mais bem votada.
“A Edna está exercendo o direito de registro e de recurso na Justiça Eleitoral para validar a candidatura dela. Todas as pesquisas que a gente teve acesso apontam que a Edna, muito provavelmente, será a vereadora mais votada nessas eleições, entre todos os partidos. Então, é direito dela e dever nosso sermos solidários para que ela consolide a candidatura, esteja nas urnas no dia 6, seja eleita e assuma o mandato”, disparou o médico sanitarista.
No entanto, ao que cabe às pesquisas eleitorais que avalia postulantes a vereadores, como a PercentBrasil, divulgada na segunda-feira (9), dentre os 25 principais nomes, Edna sequer foi mencionada. O também deputado estadual acrescentou afirmando que as assessorias jurídicas estão avaliando o caso.
“Nossa assessoria jurídica, junto da assessoria jurídica dele, está avaliando todos os passos que ela está seguindo. Estamos seguros de que ela conseguirá exercer o direito de ser votada, diplomada e empossada”.
Não para por aí, Lúdio, que está em terceiro lugar na maioria das pesquisas eleitorais realizadas em Cuiabá, ainda reiteirou que, ao vestir a faixa de prefeito em janeiro, caso seja eleito, caberá à Edna Sampaio assumir sua vaga na Assembleia, como primeiro suplente.
“Ela dará essa contribuição importante para a nossa chapa como a candidata mais votada nas eleições deste ano e, passo seguinte, em janeiro, ela assume o mandato de deputada estadual aqui na Assembleia, quando eu tomar posse como prefeito”.
Candidatura sub judice
A candidatura sub judice, em resumo, é aquela cuja validade está condicionada ao julgamento de um processo. Portanto, garante-se ao candidato o direito de concorrer às eleições, mas com expresso aviso de que sua candidatura poderá ser invalidada.
Ou seja, pode ser que o nome de Edna esteja disponível para a votação no dia 6 de outubro. Todavia, o desenrolar desfavorável à petista, nos trâmites jurídicos, poderá invalidar sua candidatura.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.