O rótulo de situação caótica na Saúde de Cuiabá seria uma ‘nuvem de fumaça’ propositalmente propagada pelos adversários políticos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) com o intuito de prejudicar a imagem do gestor. Pelo menos é o que ele acredita. Para Emanuel, a Saúde vai a 'todo vapor' e, até o final do mandato, pretende entregar novas obras nesta área e outras, como Mercado do Porto e o Aquário Municipal.
“Quem diz que a Saúde está um caos, que é um antro de corrupção, erros é uma injustiça. Pensa numa área que foi sacaneada, uma sacanagem pura com único interesse de atingir o prefeito Emanuel Pinheiro. Se eu tivesse entregue só o HMC e não fizesse mais nada na Saúde eu já teria que ser lembrado, depois de Dante de Oliveira, como um dos maiores da história de Cuiabá para a saúde pública”, afirmou, durante entrevista de rádio ao jornal da Cultura, nesta quinta-feira (12).
Para Pinheiro, a situação da Saúde, na verdade, seria de sobrecarga pelo atendimento de pacientes de outros municípios do interior enviados para a Capital. Sustentou que a migração se dá devido ao suporte ‘padrão hospital particular’ que a unidade de saúde tem e apontou que o gasto mensal para manter o HMC beira os R$ 26 milhões.
“Quando Emanuel deixar a prefeitura e olhar pelo retrovisor o que foi feito em todas as áreas e regiões da cidade vão dizer ‘volta Nenel, você tá fazendo falta’ e a Saúde foi muita sacanagem”, acrescentou.
Até o final do ano o prefeito garantiu que pretende entregar ainda unidades de saúde nos bairros São João del Rey, Jardim Passaredo, Dr. Fábio, Umuarama e a Policlínica do Coxipó. Além da Saúde, o gestor ainda assegurou que vai concluir as obras do Aquário Municipal, do Mercado do Porto, do Shopping Orla e o Hospital Público Veterinário.
Em relação à obra do Aquário Municipal, Emanuel explicou que pretende se reunir ainda nesta semana com o presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), e com vereadores para discutir a concessão para a iniciativa privada do espaço nos mesmos moldes do Dutrinha.
“Eu vou convencer os vereadores da importância de aprovar essa matéria, mas ja tá lá [na Câmara]. Mandei a do Dutrinha e uma semana depois a do Aquário e vou mandar do Parque Tia Nair”, garantiu.