A jovem Rayane Alves Porto, 25 anos, que foi tortura e morta junto com a irmã na madrugada deste sábado (14) era candidata a vereadora por Portão Esperidião,pelo partido PSD (Partido Social Democrata). Ela e Rithiele Alves Porto, 28 anos, nasceram e eram proprietárias de um circo, nas redes sociais elas mostravam a arte circense e como a trajetória era importante na vida delas.
Conforme já noticiado pelo Leiagora, as duas foram sequestradas durante um festival de pesca, tiveram membros e cabelos cortados por integrantes de uma facção criminosa. Além delas, dois homens de 24 e 29 anos foram torturados pelos criminosos.
Um dos sobreviventes relatou que os criminosos eram pertencentes de uma facção e que a motivação deste crime seria pelo fato das irmãs terem tirado uma foto no Rio Jauru simbolizando o número 3 que vulgarmente no mundo do crime é conhecido como símbolo de quem pertence a facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC).
Nas redes sociais, o candidato à Prefeitura de Porto Esperidião, Herculis Albertini (PSD), mais conhecido como ‘Herculis da Saúde’ , lamentou a morte das irmãs e suspendeu todas as atividades políticas e do grupo.
“É com imensa tristeza e profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa querida amiga e candidata a vereadora Rayane, e sua irmã Ritiely. Essa perda trágica deixa uma dor incalculável em todos nós. Em sinal de respeito e luto, todas as atividades políticas e do grupo estão suspensas.”, diz trecho da nota.
A presidente do PSD Mulher de Mato Grosso e candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro , também emitiu uma nota de pesar lamentando a morte brutal das irmãs.
"É com imenso pesar que recebemos a notícia do brutal assassinato de Rayane Alves, candidata a vereadora pelo PSD em Porto Esperidião, e de sua irmã, Rithiely Alves. Minha solidariedade à família e amigos neste momento de profunda dor. Que a justiça seja feita por Rayane, Rithiely e por todas as mulheres vítimas de violência.
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) também lamentou a morte das irmãs no perfil do instagram.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento da nossa candidata a vereadora por Porto Esperidião… Expressamos nossas mais profundas condolências à família e desejamos força para enfrentar este momento difícil”, escreveu.