Cinco candidatos a vereador por Cuiabá estão pendurados e correm o risco de ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Isso porque eles já tiveram o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorrem da decisão.
Os postulantes a uma cadeira na Câmara de Cuiabá aguardam um posicionamento definitivo do Judiciário para saber se poderão continuar no pleito.
Entre eles, está Nicássio do Juca (MDB), irmão do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB). O seu registro foi indeferido por conta de uma condenação por homicídio qualificado tentado conta o ex-vereador Sivaldo Campos.
O emedebista foi condenado a nove anos e oito meses de prisão. A pena foi cumprida em 2018, mas pela Lei de Inelegibilidade ele ainda não está apto para concorrer às eleições.
Além dele, também estão pendurados e podem ficar de fora da corrida eleitoral o Sargento Nelson Junior (Podemos), Marcia Educadora Ambiental (PV) e Plínio Junior (Solidariedade).
A vereadora cassada Edna Sampaio (PT) também faz parte desse rol, mas se adiantou e desistiu de sua candidatura, dando espaço para Daiely Cristina Gomes de Oliveira, a Day. Ela, contudo, continuará envolvida na campanha por meio do mandato compartilhado, conhecido como “3Pretas”.
Outros quatro candidatos a vereadores já estão foram da disputa por terem o registro indeferido por definitivo pela Justiça Eleitoral. Trata-se do influencer digital Rafic Yassin (PP), de Ricardo Tomaz (PCO), Marquinhos com Você (Podemos) e Betinho Cuiabano (PSDB).