Cuiabá, quarta-feira, 09/10/2024
14:50:55
informe o texto

Notícias / Polícia

18/09/2024 às 18:33

LIDERANÇA DO CV

Faccionado que ordenou morte de irmãs de dentro da PCE é identificado e tem histórico de alta periculosidade

Conhecido como 'Tuta' ou ‘Véio’, Norivaldo é tido como uma dos 'chefões' da facção na região oeste e está preso por morte de militar

Mariana da Silva

Faccionado que ordenou morte de irmãs de dentro da PCE é identificado e tem histórico de alta periculosidade

Foto: Montagem/Leiagora

O mandante do sequestro, da tortura e do duplo homicídio das irmãs Rithiely Alves Porto e Rayane Alves Porto, em Porto Esperidião (323 km de Cuiabá), de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) é o faccionado Norivaldo Cebalho Teixeira, de 34 anos, conhecido pelo nome de ‘Tuta’. A informação foi confirmada por uma fonte do LeiagoraEle está no presídio acusado por outros crimes e, além de ordenar, acompanhou por videochamada as execuções das jovens de dentro da unidade. 

Também conhecido pelo vulgo de ‘Véio’, Norivaldo é tido como uma das lideranças da facção Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso, mais especificamente na região de Cáceres (218 km de Cuiabá) e fronteira, e já é conhecido por crimes anteriores.

Tuta foi preso em maio de 2022 por participação no homicídio do soldado do Exército Thiago Brito de Almeida, em janeiro do mesmo ano. O militar servia na Companhia de Fronteira Jauru, do 66° Batalhão de Infantaria Motorizada, e estava jogando basquete em companhia de outros jovens na quadra do bairro Cohab Nova, em Cáceres, na noite de 22 de janeiro, quando foi alvejado por criminosos que estavam em um veículo Corsa preto.

A ordem para matar foi do líder da facção, tendo como alvo um integrante de uma organização rival e que sempre usava uma camiseta de time de futebol semelhante à blusa que a vítima vestia no momento em que foi assassinada. O líder frequentava sempre o local do crime, usando uma camiseta de time de futebol. Thiago foi morto por engano, portanto. 

Em 2010, Tuta havia fugido do presídio de segurança máxima Major Zuzir Alves, em Água Boa (640 km de Cuiabá), e foi recapturado. Ele foi encontrado e preso nas imediações do presídio, que fica na BR-158 entre Água Boa e Canarana.

Na segunda-feira (16), a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) colocou o detento em uma cela isolada da Penitenciária Central do Estado (PCE) e foi instaurado procedimento administrativo para apurar as questões relacionadas ao acesso de telefone celular dentro da PCE. A investigação administrativa sobre o fato foi destacada também pelo governador Mauro Mendes nesta quarta

Além de Norivaldo, outras 11 pessoas se envolveram de diversas formas na execução das jovens irmãs Rayane e Rithiely. Parte dos integrantes são menores de idade

Foi apurado que Tuta teria acompanhado todo a prática criminosa por meio de uma chamada de vídeo que durou mais de três horas.

O crime, ocorrido na madrugada de sábado, chocou a sociedade, principalmente pela motivação, que seria em virtude de as irmãs terem postado uma foto fazendo o número 3, conhecido como símbolo de quem pertence ao Primeiro Comando da Capital (PCC). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet