Cuiabá, quarta-feira, 09/10/2024
15:31:06
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2024 às 20:04

BATE-BOCA E DISCUSSÕES

Entrevistas conturbadas marcam agenda de Abilio em programas de rádio nesta quarta

Dentre os temas abordados e que fizeram as discussões elevar os ânimos estiveram o crime organizado, ataques pessoais e discordâncias sobre assuntos

Mariana da Silva

Entrevistas conturbadas marcam agenda de Abilio em programas de rádio nesta quarta

Foto: Montagem/Leiagora

O dia não foi dos mais tranquilos para o candidato Abilio Brunini (PL) durante agenda nesta quarta-feira (18) dedicada à rodada de entrevistas em programas de rádio na Capital. O primeiro bate-boca se deu no Jornal da Cultura, na Rádio Cultura FM, pela manhã, e o segundo, à tarde, no programa Entre Elas, da Rádio Capital. Dentre os temas abordados e que fizeram as discussões elevarem os ânimos estiveram o crime organizado, ataques pessoais e discordâncias sobre assuntos.

O clima começou a esquentar ainda no programa apresentado por Antero Paes de Barros e Michely Figueiredo, quando Abilio teceu críticas à imprensa, alegando que a atuação das facções criminosas em Mato Grosso não estaria sendo noticiada nos veículos de mídia. Relembrou o caso do duplo homicídio das irmãs Rayane e Rithiely, que contraditoriamente obteve ampla divulgação e apuração em sites, rádios, impresso e televisão.

Os jornalistas rebateram com exemplos sobre como o tema da segurança pública tem sido divulgado e Antero devolveu: “coisa que você como parlamentar poderia fazer lei para proibir e não faz”. Abilio justificou que tem projetos voltados ao tema, “mas a esquerda não deixa passar”.

Abilio ainda alegou que facções criminosas estariam apoiando políticos e atuando para conseguir cadeiras nas eleições municipais. O candidato disse que recebeu relatos de que vereadores do PL foram impedidos de colar adesivos em casas de alguns bairros, contudo sem citar quais seriam. 

“Você sabe onde é a casa, onde está o adesivo, de quem é? Eu estou querendo que você fale, se você sabe de um crime, comunique”, disse o comunicador. Abilio disse que cabe à polícia e ao Estado investigarem os casos. 

O tema do voto de Abilio enquanto deputado federal na questão da prisão de Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, em 2018, voltou a ser tema de polêmica.

O candidato negou que tenha votado pela soltura do deputado acusado e relembrou a trajetória de Antero enquanto constitucionalista, dizendo que votou pelo artigo 53 que  'Antero escreveu'.


O artigo 53 da Constituição da República dispõe que os deputados são isentos de enquadramento penal por suas opiniões, palavras e votos, ou seja, têm imunidade material no exercício da função parlamentar. 

Durante votação na Câmara Federal, o parlamentar foi um dos que votou contra a manutenção da prisão de Brazão e alegou precedente perigoso.


À tarde 

Outra situação se deu no programa Entre Elas, quando o deputado federal se desentendeu com a jornalista Camila Piacenti. “Como formadora de opinião, distorcer a verdade ou criar narrativas é criar uma distorção, entre aspas estamos fazendo uma entrevista. [...] Eu acompanho o programa e vejo o direcionamento do programa nesse processo e cria-se narrativas”, apontou. 

A jornalista comentou que estava com medo de entrevistá-lo e que gostaria de manter o diálogo. Camila ainda contornou a situação com uma pergunta de ouvinte sobre o tema de saúde.

A segunda situação rendeu uma nota de repúdio da presidente do PSD Mulher de MT e candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro. Ela considerou a atitude de Abilio como machista, grosseira e desrespeitosa.

Confira na íntegra a nota:

Como mulher, jornalista, candidata a vice-prefeita de Cuiabá e defensora do respeito e da dignidade, venho a público expressar meu total repúdio à forma como o candidato Abílio Brunini, do PL, tratou a jornalista Camila Piacenti durante a entrevista concedida à Rádio Capital nesta quarta-feira. 

O comportamento grosseiro, desrespeitoso e machista com que ele a tratou é inaceitável. Não é a primeira vez que Abílio adota essa postura violenta e desprezível contra mulheres, o que já tem sido registrado desde a campanha de 2020 e em sua atuação na Câmara dos Deputados. Não podemos tolerar que figuras públicas usem de sua posição para intimidar e atacar profissionais de imprensa, muito menos quando esses ataques são direcionados a mulheres.

Abílio mostrou, mais uma vez, o que pensa sobre o papel das mulheres: ele as silencia, diminui e trata com total desrespeito. Isso não é apenas uma ofensa à Camila Piacenti, mas a todas as mulheres que batalham diariamente por seu espaço em uma sociedade ainda marcada por atitudes misóginas e abusivas como a dele.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fernando 19/09/2024 às 00:00

    Abilio faz a entrevista com entrevistadores tendenciosos é difícil mesmo, tem que responder a altura

  • Lorena 19/09/2024 às 00:00

    Assisti à entrevista do Abílio do início ao fim e em nenhum momento ele foi desrespeitoso, muito menos machista. É claro que algumas pessoas estão tentando criar narrativas falsas para enfraquecer sua campanha. É triste ver como certos veículos de imprensa se alinham a esses interesses , tentando manipular a opinião pública com inverdades. Antero tentou atacá-lo com falsas acusações, mas sabemos que isso não passa de estratégia para desviar o foco das verdadeiras propostas de mudança que Cuiabá tanto precisa. Abílio para melhorar Cuiabá já !

  • OXIURANOS 19/09/2024 às 00:00

    POLITICA EM MT,SEMPRE FOI UM ANTRO DE FACINORAS E LADRÕES NO GERAL,NÃO ESCAPA NINGUÉM!!

 
Sitevip Internet