Quem estava se planejando para um fim de semana de sol e calor em Cuiabá pode repensar os planos. A previsão do tempo indica que as nuvens vão tomar conta do céu a partir deste sábado (28), com chuvas que prometem refrescar a cidade. Apesar do alívio, a expectativa é de que as temperaturas continuem altas. Por via das dúvidas, leve um guarda-chuva durante os passeios.
Para o alívio de cuiabanos e habitantes de vários municípios do interior, a chuva chegou em boa hora nesta semana. A precipitação que começou no Estado no meio da semana dá uma trégua ao clima quente, seco e com muita fumaça, que tomou conta do céu em Mato Grosso, provocada pelas queimadas.
Além da Capital e da vizinha Várzea Grande, houve registro de chuvas em Sorriso, Matupá, Colniza, Jauru, Pontes e Lacerda, Porto Jofre, Alta Floresta, Guarantã do Norte, União do Norte, Brasnorte, Comodoro, Nova Lacerda, entre outras cidades.
De acordo com o Instituto Climatempo, desde quinta-feira (26), uma nova frente fria vem avançando pelo país do Sul para o Centro-Oeste, o que provoca grande aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em vários estados e, também, em Mato Grosso.
Há previsão de chuvas moderadas a fortes em alguns pontos do Estado, em especial no sul. As máximas e mínimas previstas para Cuiabá, Chapada dos Guimarães e cidades da Baixada Cuiabana indicam temperaturas amenas e chances de chuva que variam entre 10% e 20%.
Confira a previsão do tempo para o fim de semana, segundo dados do Climatempo.
Cuiabá
Sábado (28) - Mínima de 25°C e máxima de 38ºC
Ventos de 10 km/h e 20% de chances de chuva
A umidade relativa do ar varia entre 32% e 64%
Domingo (29) - Mínima de 27°C e máxima de 41ºC
Ventos de 5 km/h e 17% de chances de chuva
A umidade relativa do ar varia entre 26% e 66%
Chapada dos Guimarães
Sábado (28) - Mínima de 23°C e máxima de 35ºC
Ventos de 6 km/h e 21% de chances de chuva
A umidade relativa do ar varia entre 38% e 75%
Domingo (29) - Mínima de 26°C e máxima de 38ºC
Ventos de 3 km/h e 14% de chances de chuva
A umidade relativa do ar varia entre 29% e 66%