Cuiabá, sexta-feira, 11/10/2024
23:08:17
informe o texto

Notícias / Judiciário

30/09/2024 às 11:42

ROMPEU TORNOZELEIRA

Justiça manda soltar liderança do CV por 'ótimo' comportamento; criminoso fugiu para o RJ

'Batman' é um dos alvos da Operação Red Money, que apurou um esquema desenvolvido pelo CV, de cobrança de pagamento de mensalidade de faccionados e traficantes e taxas de falsa segurança em comércios

Eloany Nascimento

Justiça manda soltar liderança do CV por 'ótimo' comportamento; criminoso fugiu para o RJ

Foto: reprodução

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu o benefício da progressão do regime fechado para o semiaberto a uma das lideranças do Comando Vermelho, em Mato Grosso, com a justificativa de que o criminoso apresentou "ótimo comportamento". Depois de solto, Jonas Souza Garcia Júnior, mais conhecido como "Batman", teria rompido a tornozeleira e fugido para o Rio de Janeiro. 

Jonas é um dos alvos da Operação Red Money, que apurou um esquema desenvolvido pelo CV, de cobrança de pagamento de mensalidade de faccionados e traficantes e taxas de falsa segurança em comércios. As investigações apontaram que R$ 52 milhões foram arrecadados pelas lideranças e outros membros da facção.

A ação cumpriu 94 mandados de prisão preventiva em agosto de 2018, cujas lideranças, inclusive Jonas, foram presas na Penitenciária Central do Estado (PCE). No entanto, na semana passada Batman, conseguiu o direito de ficar em regime semiaberto.

No documento que o Leiagora teve acesso, o Judiciário cita o “ótimo comportamento" do reeducando, alegando que não houve falta grave e nem mau comportamento carcerário por parte do criminoso. A decisão é de 24 de setembro e foi assinada pela juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio.

Além do comportamento de Jonas, outro critério para a autorização da soltura é o exame criminológico, mas a magistrada dispensou a análise, em decorrência da demora para conclusão, afetando “o princípio da dignidade da pessoa humana e a duração razoável do processo".

Batman foi solto mediante monitoramento por tornozeleira eletrônica,  no entanto a magistrada estabeleceu várias medidas cautelares, sob pena de regressão de regime. 

Entre as exigências, está a proibição da mudança de residência sem prévia autorização judicial, bem como, se ausentar das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, devendo permanecer nos locais e horários estabelecidos. Ou seja, o criminoso não poderia viajar para outro local, no entanto, rumores indicam que ele rompeu a tornozeleira e fugiu para o Rio de Janeiro.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet