O atual reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares, que está com os dias contados no cargo, revelou ao Leiagora que uma lista tríplice foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), mas seu nome não foi incluído entre os três candidatos selecionados para concorrer a reitoria.
“Olha, em primeiro está o nome da professora Marluce (eleita pela comunidade universitária), em segundo, da professora Liliane Capilé, e em terceiro lugar, a professora Marta, do curso de Arquitetura e Urbanismo”, disse.
Conforme o reitor, a lista tríplice formada foi submetida ao MEC, que envia para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolher o melhor nome para gerir a UFMT.
“Foi feita uma lista tríplice pelos órgãos colegiados, foi encaminhado para o MEC. O MEC encaminha para a presidência da República e nós estamos aguardando a portaria da presidência nomeando a próxima reitora da universidade”, explicou o reitor.
Segundo Soares, não há uma data estipulada pela presidência da República para escolher a nova reitora da UFMT, mas ele ressaltou que seu mandato termina em 14 de outubro.
“A presidência da República nunca deu prazo. O prazo limite é no dia 14 de outubro, que termina este mandato, e, no dia 15, começa o próximo mandato”, pontuou.
Em abril deste ano, a professora Marluce Aparecida Souza e Silva foi eleita pelo voto de discentes e docentes reitora da UFMT para o período de 2025 a 2028, derrotando Evandro Soares no segundo turno. Marluce, que compôs a Chapa 1 com o professor Silvano Macedo Galvão, obteve 51% dos votos válidos, enquanto Soares ficou com 47,3%.
Apesar da vitória de Marluce nas urnas, é importante destacar que cabe ao presidente de República escolher se segue a “voz” das urnas ou se escolhe outra pessoa da lista tríplice para comandar a UFMT.