Os eleitores precisam estar atentos à regularidade dos títulos de eleitor para votação no domingo, dia 6 de outrubro, nas eleições municipais. Para isso, a Justiça Eleitoral disponbiliza um link em que o eleitor consegue consultar a situação de seu título. Além do primeiro turno, no dia 6, o segundo turno das eleições, no caso de Cuiabá, será em 27 de outubro, para a escolha definitiva do novo prefeito da capital.
A situação considerada "regular" significa que o título está disponível e pode ser usado no dia das eleições sem nenhum problema. Se a mensagem for de "cancelado" significa que o título está indisponível para voto, possivelmente por ausência de votação em três eleições consecutivas, ou o não comparecimento à revisão do eleitorado no local onde vota. Ainda é possível constar a situação de "suspenso", que também impede que o eleitor vote. A suspensão ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar), condenação criminal definitiva, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso), entre outros.
Constando as duas últimas hipóteses na consulta sobre a regularidade do título, o eleitor está impedido de voltar nas eleições de 2024. No caso de cancelado, a regularização somente poderá ser feita a partir de novembro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.