O candidato à reeleição pela Prefeitura de Rosário Oeste (103 km de Cuiabá), Alex Berto (União), está sendo acusado pela coligação adversária “Rosário Oeste Somos Todos Nós”, formada pelos partidos PSB, PRD e PP, de compra de votos. O pedido de cassação da candidatura de Alex foi enviado a 3ª Zona Eleitoral do município, no domingo (29). Como prova do suposto crime eleitoral, a coligação traz um vídeo feito na casa de eleitores que estariam sendo coagidos a votar em Alex, que lhes teria oferecido R$ 500 em troca do apoio na urna.
De acordo com o pedido, o prefeito esteve na residência dos eleitores no dia 27 de setembro. Na ocasião, na companhia de um líder de campanha, ele teria oferecido a uma eleitora e sua família R$ 500. Uma câmera de segurança instalada na residência flagrou a ação e a conversa de Alex com demais moradores da casa. Em trechos transcritos disponíveis no documento, o prefeito aparece negociando a suposta quantia. Clique aqui para ver o vídeo.
O vídeo foi anexado ao processo e o pedido, assinado pelo advogado Caio Alexandre Ojeda da Silva em 29 de setembro. Sob o respaldo de leis eleitorais que proíbem estritamente qualquer benefício oferecido ao eleitor em troca de voto, o jurista pede que tanto o prefeito como sua vice, Meire Borges (União), sejam intimados e prestem esclarecimentos à Justiça Eleitoral. As acusações poderão culminar na cassação das candidaturas e possível perda do mandato, caso a coligação ‘Para Rosário Seguir em Frente’ saia vencedora no pleito 2024.
Em entrevista ao Leiagora, o advogado explicou o trâmite da ação a partir de agora:
“O juiz deve mandar citar o candidato à reeleição, Alex Berto. Depois, chamar o Ministério Público para dar parecer sobre o assunto. Caso o juiz entenda necessário, deverá verificar as provas que ainda se pretende produzir. Então, deverá marcar uma audiência de instrução e julgamento, para colher as provas testemunhais do caso. Feita a instrução, o juiz pode abrir prazo para alegações finais, caso entenda necessário. E, aí, o processo volta concluso para julgamento”. O advogado ainda acrescentou:
“Feito o julgamento, se procedente, a chapa do senhor Alex será cassada. Neste caso, se estiver eleito, ele não poderá assumir. No mesmo caso, se ele já tiver assumido, perderá o mandato”, finalizou.
A coligação "Rosário Oeste Somos Todos Nós" busca conquistar a Prefeitura de Rosário com o nome de Mariano Balabam (PSB), que tenta vencer o principal adversário que luta pela reeleição.
Outro Lado
A reportagem entrou em contato com Alex por meio da rede social Instagram, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.