A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que não fará o pagamento dos salários de seus servidores no primeiro dia útil do mês, nesta terça-feira (1º), por falta de repasse de recursos da Secretaria do Tesouro Nacional. Em ofício, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) informaram que o recurso na ordem de R$ 61.485.000 não foi repassado até a data desta segunda.
De acordo com a instituição, é aguardado que as unidades do governo federal se manifestem sobre o problema, para dar uma previsão da normalização do pagamento. Em trecho do documento é dito que: “sem esse repasse, o pagamento da folha de pessoal não é possível. Esclarece-se que essa é uma situação enfrentada nacionalmente por todas as IFES. Compreendemos a preocupação e a frustração causadas pelo atraso no pagamento da folha de pessoal. Sabemos que o salário é fundamental para o sustento de cada um de nós e de nossas famílias, e que qualquer imprevisto pode gerar transtornos e dificuldades”.
Conforme as pró-reitorias, a situação está sendo acompanhada de perto pela PROGEP, pela PROAD e pela Secretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação e que a Secretaria do Tesouro Nacional foi acionada e estão em contato com a Gerência do Banco do Brasil.
Apesar do transtorno, a instituição garante que mesmo com atraso, o pagamento será realizado entre os dias 1º e 2 de outubro.