Pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a Globo e as outras quatro grandes emissoras da TV aberta quando o assunto é audiência. A pesquisa foi feita pela Kantar Ibope, de forma própria para análise de mercado, e apresentada pelo Google em um evento voltado ao mercado publicitário na última quarta-feira (9). As informações são da Folha de S. Paulo.
O estudo mostrou que a plataforma é a preferida entre os brasileiros com 18 anos ou mais e contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso). A pesquisa mostrou que 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube por televisores com internet, por exemplo. Somadas, as emissoras alcançaram o número de 73 milhões.
Os números estão, em grande parte, ligados à reprodução de músicas e a grandes eventos esportivos, como Eurocopa e as Olimpíadas de Paris, transmitidas pela CazéTV, e à popularidade de programas que utilizam o YouTube como plataforma exclusiva de transmissão, a exemplo do De Frente com Blogueirinha.Brasileirão no YouTube
Visando ainda mais esses números, o YouTube confirmou um negócio feito com a Liga Forte União e vai transmitir 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027. A responsável por mostrar as partidas será a CazéTV. Em entrevista a Gabriel Vaquer, do F5, Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, explicou a compra do certame.
“Nós percebemos que havia muita demanda pela continuidade. Essa democratização do futebol, para nós, passa por oferecer transmissões ao vivo de forma gratuita. Nós iremos sempre manter esse caminho, de oferecer gratuidade”, comentou Patricia ao ser perguntada sobre o negócio.
Por fim, a diretora do YouTube afirmou que a missão do Youtube é justamente democratizar o conteúdo. “Eu vejo imagens das pessoas carregando a TV da sala para a varanda, para verem o YouTube enquanto comem o churrasco, ou fazem alguma coisa fora de suas casas. É uma revolução, e queremos que o mercado entenda cada vez mais isso”, declarou.