A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), o II Simpósio Mato-grossense de Segurança do Paciente e de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reúne cerca de 360 participantes.
A realização do II Simpósio é voltada para os profissionais da área da saúde, pois aborda temas cruciais para a gestão da qualidade e melhoria contínua dos serviços de saúde em Mato Grosso.
Conforme explica a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, a segurança do paciente envolve um conjunto de medidas destinadas a proteger os pacientes contra riscos, eventos adversos e danos durante o atendimento em saúde.
“A equipe da SES reconhece a importância da temática da segurança do paciente e a necessidade de fortalecer o controle das infecções no âmbito hospitalar. Por isso promoveu esse evento com o objetivo central de possibilitar a troca de conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas relacionadas à assistência à saúde”, destacou a gestora.
O médico presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado de Segurança do Paciente (Sobrasp), doutor em Saúde Pública, Victor Grabois, participa do evento e parabeniza a iniciativa da SES.
“Quero parabenizar toda a comissão organizadora do evento. O primeiro simpósio foi há dois anos e é muito bacana ver esse auditório bem maior e bastante cheio. Estamos lidando com temas sobre os quais foram produzidas muitas evidências científicas nas últimas décadas. Um evento como esse tem exatamente o papel de produzir uma reflexão para que cada um saia daqui instigado ou provocado a adotar melhores práticas em suas instituições”, declarou.
A servidora responsável pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SES, Maria do Carmo Souza, enfatizou que as duas temáticas a serem abordadas no evento devem ser prioritárias para os serviços de saúde.
“Esse evento vai tratar de dois temas extremamente importantes para a saúde como um todo. Debater sobre a segurança dos nossos pacientes e sobre o controle de infecções é o que temos que fazer de melhor nas nossas instituições. Essa é uma oportunidade de aprendermos mais sobre a temática e aprimorarmos os serviços que estão em funcionamento”, concluiu.
Também compuseram a mesa de abertura do II Simpósio a secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Ana Paula Louzada, o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dr. Josué Souza Gleriano, e a representante da secretaria adjunta da Gestão Hospitalar da SES, Rooseliane Lotti.