Cuiabá, domingo, 08/12/2024
08:10:06
informe o texto

Notícias / Política

21/10/2024 às 16:30

PAUTA POLÊMICA

Senadora é a única de MT a assinar PEC que proíbe ministros do STF de participarem do TSE

De autoria do senador Márcio Bittar (União-AC), a proposta agora será encaminhada para a CCJR

Paulo Henrique Fanaia

Senadora é a única de MT a assinar PEC que proíbe ministros do STF de participarem do TSE

Foto: Reprodução

A senadora Rosana Martineli (PL) foi a única representante de Mato Grosso que assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem como objetivo proibir que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) exerçam mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A PEC é de autoria do senador Márcio Bittar (União-AC) e teve apoio de 28 senadores da oposição ao governo federal.
 
De acordo com o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE é composto por três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República.
 
A PEC protocolada nesta segunda-feira (21) visa alterar o artigo 119, sugerindo que o TSE seja formado por dois ministros do STJ; um advogado nomeado pelo presidente da República, a partir de uma lista tríplice da OAB; e quatro cidadãos de notável saber jurídico e idoneidade moral, escolhidos pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
 
Agora, a PEC será encaminhada para a Comissão de Constituição Justiça e Redação da Casa de Leis, onde sua constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa são avaliadas. Se a CCJR rejeitar a PEC, ela é arquivada, a não ser que um recurso para levar ao Plenário seja aprovado. Se a CCJR aprovar, a PEC segue para o Plenário. Lá, ela é discutida em dois turnos de votação. Para ser aprovada, é necessário o voto favorável de três quintos dos senadores (49 votos), em cada turno. Se for aprovada, segue para tramitação na Câmara dos Deputados.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet