Cuiabá, sexta-feira, 14/02/2025
19:50:20
Dólar: 5,7
Euro: 5,98
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/10/2024 às 18:27

FAUNA EM PERIGO

MP move ação para que o Estado adote medidas urgentes que garantam água aos animais do Pantanal

De acordo com o órgão, mesmo reconhecendo a crise climática, não foram adotadas as práticas necessárias para mitigar os impactos na fauna

Paulo Henrique Fanaia

MP move ação para que o Estado adote medidas urgentes que garantam água aos animais do Pantanal

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ingressou com uma Ação Civil Pública com o objetivo de obrigar o governo estadual a adotar medidas urgentes para mitigar os efeitos da crise climática e atuar na dessedentação dos animais silvestres do Pantanal. De acordo com o MP, mesmo que o Governo de Mato Grosso tenha conhecimento da crise climática, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) não atuou no sentido diminuir os danos causados à fauna pantaneira.
 
Dessedentação animal é todo ato que visa sanar a sede de animais. Na ação, o MP afirma que acompanha as políticas públicas executadas pelo Estado com a finalidade de prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais, dentre as quais a Estrada Parque Transpantaneira.
 
Acontece que a situação de escassez extrema de recursos hídricos no Pantanal está colocando em risco a sobrevivência da fauna no local. Mesmo assim, em agosto deste ano, a Sema emitiu um ofício no qual expõe posicionamento contrário ao oferecimento de água para a dessedentação da fauna silvestre na região.
 
Pensando nisso, ainda no mesmo mês, foi emitida uma nota recomendatória para que a Sema adotasse medidas para sanar os danos causados pela falta de água, principalmente fornecendo água para a fauna silvestre, o que não foi feito, segundo o MPMT.
 
“Ao ser realizada vistoria pela equipe técnica do Ministério Público nos pontos indicados de dessedentação, foi identificado que nenhum dos pontos de dessedentação que seriam implementados pelo Sistema de Comando de Incidentes – SCI estava ativo, com lona e água, como deveria estar caso cumprido o cronograma de execução apresentado pela SEMA e assinado também pelo IBAMA e ICMBio, no qual foi previsto o reabastecimento dos pontos com caminhão pipa a cada dois dias”, diz trecho da ação.

Porém, no início deste mês, a Pasta divulgou a informação de que, adotando a recomendação do Ministério Público, de que a dessedentação dos animais pantaneiros estaria sendo ofertada em 14 pontos no Pantanal. O MPMT disse à época que fiscalizaria a execução da providência adotada.
 
O MP ainda afirmou que, caso não sejam adotadas as medidas necessárias para o fornecimento de água para a fauna silvestre, haverá perda significativa dos animais que compõem o bioma do Pantanal, haja avista que, mesmo que o período de chuvas tenha começado, as precipitações ainda não são suficientes.
 
“Diante da omissão do estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em adotar medidas urgentes e preventivas para a dessedentação da fauna silvestre no Pantanal, recomendadas por este órgão ministerial por meio da Notificação Recomendatória nº 02/2024, em razão da extrema escassez hídrica pela qual enfrenta o bioma, não resta outra providência a ser adotada senão provocar a atuação desse Juízo”, diz outro trecho da petição.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet