O governador Mauro Mendes (União) vistoria, nesta quinta-feira (24), as obras da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso, no trecho de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). A empresa Rumo S/A é responsável por construir os trilhos, que atualmente está com cerca de 100 frentes de trabalho em andamento. Ele chegará ao município às 8h e seguirá para vistoriar as obras do km 0+000. Em seguida, vistoria as obras da ponte sobre o rio Vermelho.
As obras da Ferrovia Estadual foram lançadas em 2021 e começaram em 2022. Desde então, já foram concluídos dois viadutos sobre a BR-163, em Rondonópolis; uma ponte sobre o rio Areal; duas passagens inferiores, sendo uma na MT-270 e outra na MT-469, e uma passagem superior sobre a MT-373.
O contrato prevê a construção de 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais, um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e o outro, Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A Ferrovia deve entrar em operação total a partir de 2030 e passará por 16 municípios do Estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos.