A eleição para a escolha dos próximos diretores-gerais e reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em todos os campi, precisou ser cancelada depois de o sistema de votação ser atacado e diversas pessoas votarem mais de uma vez, nesta quarta-feira (23).
Segundo a Comissão Técnica Eleitoral do IFMT, o início das eleições ocorreu normalmente às 8h, com registro de votos dos eleitores. No entanto, 10 minutos depois, começaram a receber reclamações de que alguns eleitores não estavam conseguindo acessar o sistema.
“Identificamos que um grande número de tentativas de acesso simultâneas causou uma sobrecarga no servidor, exigindo um aumento nos recursos de hardware (memória e processador) do servidor de aplicação para atender à demanda de requisições. Para realizar o aumento dos recursos, foi necessário reiniciar o servidor por volta das 8h28min”, diz trecho da nota.
Mesmo com a restauração dos serviços, o número de tentativas de acesso continuava elevado e o sistema apresentou comportamento inconsistente devido ao travamento e ao reinício abrupto do servidor.
Conforme a comissão, uma vez iniciado o processo de votação, o sistema eleitoral não permite ações corretivas ou de reconfiguração, o que impediu qualquer intervenção técnica para corrigir o ataque resultando na anulação da votação.
Uma nova data de votação será informada por meio de alteração, a ser publicada, do cronograma do edital.