O governador Mauro Mendes (União) defende a extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para ele, a responsabilidade pelos licenciamentos ambientais deveria ser repassada para os estados, tendo em vista a ineficácia da autarquia federal.
“Temos que reconhecer que o Ibama não tem sido ao longo de décadas um órgão eficiente nesse país. Na minha opinião, tinha que extinguir o Ibama e fazer todos os licenciamentos ambientais pelos estados brasileiros”, enfatizou nesta quinta-feira (24).
A revolta do gestor estadual, para dentro outras coisas, se deve a paralisação da pavimentação da região do Araguaia. A obra, de responsabilidade do governo Federal está paralisada por conta de um problema de licença ambiental junto ao Ibama.
“A poucos dias atrás nós tivemos uma reunião com o ministro da Infraestrutura e eu cobrei uma posição. Ele me disse que estava tendo alguns problemas com o licenciamento com o Ibama e estaria resolvendo isso para dar sequência nas obras”, contou Mendes lembrando que essa mesma resposta foi dada a ele a cerca de um ano.
“Nós precisamos de mais efetividade, porque essa mesma posição já nos foi trazida a mais de um ano atrás”, completou.