Eleita vereadora ao disputar a primeira eleição, com 2.785 votos, Katiuscia Manteli (PSB) garante que irá levar toda a experiência atuando nos bastidores do Legislativo estadual para a Câmara de Cuiabá. Apadrinhada pelo deputado estadual e futuro presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), Katiuscia espera que o seu bom trânsito com os deputados renda frutos durante a legislatura.
“O fato de ter o nome associado ao deputado Max Russi, que é o padrinho de todos os nossos projetos sociais, é um parlamentar que está em ascensão política, isso agrega muito. Então, com certeza, se você se apresenta como a candidata de um parlamentar com esse nível, você passa uma credibilidade: ‘Poxa, ela vai ter uma participação, vai estar lá na Câmara, vai estar com o presidente da Assembleia dando respaldo, ajudando nas demandas, ajudando com os recursos públicos. Isso, com certeza, contribui muito para a credibilidade do nosso trabalho”, diz Katiuscia.
Nascida no estado de Rondônia, a futura parlamentar chegou a Cuiabá em 2002 para cursar Jornalismo. Em 2005, ela fez um estágio como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa e lá se especializou na área pública. Desde 2015, Manteli passou a trabalhar ao lado do deputado Max Russi, parceria que fez com que o parlamentar apadrinhasse Katiuscia e depositasse todas as suas fichas na sua campanha para vereadora em 2024.
“Eu estou preparada para o trabalho legislativo, conheço a parte técnica da função de vereador, sei exatamente qual é o papel do Poder Público municipal, Executivo municipal, estadual e Legislativo estadual. Por isso, irei fazer um trabalho técnico de legisladora e fiscalizadora”, garante a vereadora.
Legislativo vai além da técnica
Apesar de ser uma profissional com perfil técnico, a futura vereadora garante que o trabalho legislativo vai muito além de análise de leis, decretos e afins. A partir dos trabalhos executados na Assembleia, Katiuscia ajudou a criar o projeto Amar, que leva acolhimento para as pessoas carentes nos bairros de Cuiabá, bandeira esta que ela promete levar para frente na Câmara de Vereadores.
“A gestão pública nos colocou em contato com pessoas, com famílias, com comunidades. Então, a gente tem um trabalho muito bonito com o Amar e a gente vai levar essa bandeira, principalmente em defesa das mulheres. Nossa bandeira principal é o social. Lembrando que o social está atrelado a várias outras situações, como saúde, educação, segurança e tudo mais”.