A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou nesta quarta-feira (23) a primeira edição do Futuro em Campo com professores. O evento, que aconteceu em Sorriso (396 km de Cuiabá), busca aproximar as crianças das escolas a realidade do campo e a origem dos alimentos.
Durante o evento, cerca de 130 professores participaram de uma palestra sobre sustentabilidade, ressaltando o manejo e as áreas de preservação das propriedades, compreendendo as possibilidades de relacionar a teoria e a prática em torno da produção de alimentos.
“Falar com os professores é furar a bolha, eles que transmitem o conhecimento para as crianças. Ao trazer informação de qualidade, que muitas vezes não é passada nos grandes meios de comunicação, estamos contribuindo para formar crianças que serão o futuro do agro em Mato Grosso”, afirma Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja MT.
A professora e coordenadora pedagógica, Lucinéia Magalhães, destacou a necessidade de relacionar de onde vem os alimentos que chegam à mesa das crianças e suas famílias. “Esse projeto vem agregar ao que trabalhamos em sala, porque as crianças precisam saber, desde o manejo do solo, dos alimentos, de uma forma segura e real, o que se passa e como que esses alimentos vêm até elas”, enfatiza.
Conforme Lúcia Drechsler, secretária de educação do município, levar a informação sobre o campo contribui para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. “Nós percebemos que o ganho e o aprendizado para os nossos alunos são gigantescos. Esse momento é um marco extremamente importante. Estamos abrindo aos nossos professores uma conexão ainda maior para conhecer o que podem encontrar no campo e quais espaços pedagógicos podem utilizar para agregar à teoria da sala de aula”, acrescenta Lúcia.
Por meio do projeto Futuro em Campo, a Aprosoja Mato Grosso quer inspirar as novas gerações, com foco na interdisciplinaridade escolar e na ambientação de crianças com as boas práticas do agronegócio e suas oportunidades. “Estamos trazendo os conhecimentos técnicos das fazendas até os professores, que ensinarão as nossas crianças amanhã, para que eles entendam como que é a produção e a produção sustentável dos nossos produtores”, conta Nathan Belusso, diretor financeiro da Aprosoja MT.
Com o objetivo de alcançar cada vez mais crianças, Gilson Antunes, vice-presidente oeste da Aprosoja MT, que também estava presente no evento, ressaltou que o jantar marcou uma nova era da comunicação entre produtores e professores. “Estamos marcando uma nova era da comunicação dos produtores mato-grossenses e associados da Aprosoja MT com os professores, com o intuito de levar o maior número de informação possível aos alunos de todos estado”.