A Black Friday é uma das datas que mais movimentam a economia no país. Em Mato Grosso, não será diferente. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso). Os comerciantes do estado esperam boas vendas; em contrapartida, 69% dos mato-grossenses planejam aproveitar os descontos durante a última semana de novembro. Segundo o levantamento, o período deve movimentar cerca de R$ 1,6 bilhões em todo o comércio, um crescimento de 212% em comparação a 2023.
O gestor estadual de Varejo e Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, ressalta que neste ano, houve 19% de aumento de intenção de compras em relação ao ano anterior. Por isso este período é considerado um dos mais importantes para o comércio varejista.
“A Black Friday é uma oportunidade estratégica para os empresários, pois atrai novos clientes e é uma oportunidade de liquidar estoques. Além de aumentar o volume de transações em um curto período, a data fortalece o relacionamento com os consumidores, amplia a visibilidade das marcas e prepara o terreno para vendas em Natal. É um momento chave para que as empresas se destaquem em um mercado competitivo, com ofertas atrativas, oferecendo descontos reais. Para atrair esses consumidores, é essencial ofertar produtos de qualidade, além de criar uma estratégia de marketing que combine canais digitais e físicos, promovendo crescimento e fidelização”, analisa.
A pesquisa revelou ainda que 42% dos entrevistados dizem que participam da Black Friday por causa dos descontos e promoções, 35% deles, pela necessidade de produtos específicos, e outros 23% pela tradição. Os itens mais desejados são eletrônicos, vestuário e decoração, seguidos por cuidados pessoais, brinquedos e alimentos. O orçamento médio dos consumidores aumentou 23%, com a maioria planejando gastar entre R$ 800 e R$ 1 mil. Enquanto alguns buscam economizar com ofertas menores, outros aproveitam a data para investir em produtos de maior valor.
“Para que os pequenos negócios aproveitem ao máximo o potencial da Black Friday, é essencial se preparar com antecedência, até porque, a pesquisa indica que 57% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, e 51% preferem lojas que iniciam os descontos antes da data oficial”, diz Leandro.
E ele aconselha aos empreendedores focar em três pilares importantes para os negócios: “planejamento, promoções e experiência do cliente, além disso, invista em atendimento eficiente, tanto no online quanto no presencial, e em políticas de troca e sustentabilidade, valorizadas por 43% dos compradores. Fortalecer a presença digital e treinar a equipe serão diferenciais importantes para se destacar nesse período”, recomenda o gestor.
Perfil dos consumidores
Este ano, 59% dos que não compraram na Black Friday anterior pretendem participar, enquanto 79% dos que compraram em 2023 planejam repetir a compra, demonstrando alta fidelidade. Quanto à influência dos meios de comunicação, a TV lidera com 27%, seguida das redes sociais (26%) e pesquisas online (24%). Descontos percentuais são a preferência de 50% dos consumidores, enquanto 22% se interessam por promoções do tipo “Compre 1, leve 2”.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 19 e 30 de setembro de 2024, abrangendo todo o estado de Mato Grosso. Ao todo, foram entrevistadas 1.035 pessoas, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.
Da assessoria