O Partido dos Trabalhadores (PT) não obteve sucesso nas eleições municipais em Mato Grosso. Nenhuma prefeitura foi conquistada pelo partido. Em Cuiabá, a sigla também não elegeu nenhum vereador. No primeiro turno, o partido não venceu em nenhum dos municípios onde apresentou candidaturas majoritárias, mas tinha esperanças para o segundo turno com Lúdio Cabral. No entanto, ele acabou sendo derrotado por Abilio Brunini (PL) neste domingo (27).
O PT lançou candidatos a prefeito em diversas cidades, incluindo Alto Araguaia, Araguaiana, Arenápolis, Barra do Garças, Campinápolis, Confresa, Itanhangá, Juína, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Pedra Petra, Peixoto do Azevedo, Poconé, Santa Carmén, Sapezal, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Vila Rica e Cuiabá.
Na Câmara de Cuiabá, a legenda não elegeu nenhum representante, com a única vitória sendo a de três candidatos do Partido Verde (PV), que integra a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
A representatividade do PT em Mato Grosso ficará a cargo de Lúdio Cabral e Valdir Barranco na Assembleia Legislativa por mais dois anos.