Esta terça-feira (29) marca o segundo dia de agendas da delegação da Aprosoja MT na China. O primeiro encontro ocorreu com três pesquisadores chineses promovendo a troca de conhecimentos e experiências na área de agricultura. Na ocasião, o diretor do departamento de reforma e pesquisa do Ministério de Agricultura da China, Yan Hui apresentou pesquisas sobre soja e milho, além de estudos de políticas agrícolas nas zonas rurais da China.
Yan Hui destacou que, no país, a agricultura é predominantemente realizada por pequenos produtores, com uma média de um hectare por propriedade. “Hoje, esses agricultores participam do mercado com incentivos do governo, já que o país enfrenta um déficit alimentar significativo devido ao alto número populacional”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância de culturas como soja e milho na segurança alimentar chinesa.
Em seguida, o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber apresentou as iniciativas de sustentabilidade dos produtores brasileiros. E destacou os centros de pesquisa da entidade, o Ctecno Parecis e Araguaia, que desenvolvem tecnologias para solos arenosos e siltosos. “Deixo o convite para que venham ao Brasil conhecer nossos sistemas de produção, que priorizam a preservação da água, o cuidado com o solo e o sequestro de carbono”, afirmou Lucas Costa Beber.
O vice-presidente oeste da Aprosoja MT, Luiz Otávio Tatim ressaltou que a agenda foi importante para compreender como os chineses tem a falta de informações sobre a produtividade brasileira e os sistemas de produções. “Por isso, esperamos eles em Mato Grosso para mostrar a nossa maneira de produzir soja e principalmente o milho para que eles consigam ver de perto a nossa qualidade, sustentabilidade e os números que nós temos”, enfatizou Tatim.
A segunda agenda do dia foi uma reunião com a Sinomach, onde foram discutidos temas como importação de maquinário e exportação de produtos agrícolas. O presidente da Sinomach Haina, Cai Jibo, compartilhou a história da empresa e as tecnologias inovadoras utilizadas em suas máquinas. O presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore, também participou da reunião, destacando a relevância dessa parceria para o setor.
A delegação agora segue para Harbin, que é a maior região produtora da China, localizada no nordeste do país, onde continuarão a construir laços e a fomentar práticas agrícolas sustentáveis.
Vale ressaltar a comitiva ainda está composta pelo diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o diretor financeiro, Nathan Belusso; o vice-presidente sul, Fernando Ferri e o diretor executivo, Wellington Andrade.
Da assessoria