A Lei Nº 12.711/2024, de autoria do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), institui a Campanha de Conscientização no Trânsito Faixa Segura. A iniciativa é uma orientação e conscientização das pessoas sobre o uso da faixa de segurança de pedestre e o respeito que devem ter os condutores de veículos nos locais da faixa de pedestres no trânsito no Estado de Mato Grosso.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (31).
Recentemente o deputado apoiou e participou da inauguração da Praça Transitolândia, em Água Boa, um espaço de educação do trânsito.
“Sabemos que ocorrem muitas mortes no trânsito por falta da atenção dos pedestes e imprudência dos motoristas. Precisamos contribuir sempre para melhorar isso. Como médico, tenho missão de ajudar a salvar vidas. Por isso essa lei”, chama a atenção Dr. Eugênio.
“Nosso objetivo ao elaborar a lei e instituir a campanha é orientar e conscientizar os pedestres sobre o uso da faixa de segurança ao atravessar ruas e avenidas nas cidades de Mato Grosso”, afirma o deputado.
“Outro objetivo é também conscientizar os motoristas a respeitarem os locais da faixa dos pedestes, o que é somente cumprir o Código de Trânsito Brasileiro”, diz o Deputado do Araguaia.
Campanha de conscientização
De acordo com a Lei do deputado Dr. Eugênio, o responsável pela coordenação da campanha de conscientização no trânsito sobre a utilização segura da faixa de pedestres deverá determinar a forma mais eficiente para realizar a divulgação da campanha, de acordo com a legislação específica sobre o assunto.
A divulgação da campanha junto à população será feita por meios de comunicação, como rádio, televisão, imprensa escrita, internet, em eventos como reuniões, palestras e congressos realizados nos municípios.
Além da confecção de placas educativas a serem instaladas em pontos estratégicos das cidades de Mato Grosso.
O objetivo da campanha, afirma o deputado Dr. Eugênio, é cumprir as determinações do artigo 70 da Lei Federal 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Da assessoria