Cuiabá, quinta-feira, 12/12/2024
13:43:32
Dólar: 6,04
Euro: 6,34
informe o texto

Notícias / Política

02/11/2024 às 13:02

POLÍTICA ESTADUAL

Projeto que prevê arborização em municípios é considerado inconstitucional e vetado pelo governo

Veto se deu por vício de iniciativa e também por invadir competência que é atribuída aos municípios

Leiagora

Projeto que prevê arborização em municípios é considerado inconstitucional e vetado pelo governo

Foto: Assessoria

A inconstitucionalidade do projeto de lei nº 839/2024, que trata da Política Estadual de Arborização Urbana, foi o principal motivo de ter sido vetado pelo governo do Estado.

Conforme a publicação do veto, em edição do Diário Oficial desta quinta-feira (31), a iniciativa do projeto de lei é do Poder Executivo.

O procurador-geral do Estado em exercício, Luís Otávio Trovo Souza, explica também que a proposta parlamentar invade a competência das prefeituras.

"O projeto de lei envolve o plano diretor de zoneamento urbano e ocupação de solo de cada ente municipal. Nesse sentido, houve clara ofensa de interferência na autonomia dos municípios. Eles é que têm a autorização constitucional de legislar sobre o seu espaço. Por isso, houve o veto total desse projeto de lei", aponta o procurador.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet