Na madrugada deste sábado (2), o escritório do advogado Marcos Mendes, candidato à presidência da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Lucas do Rio Verde, e a casa de sua colega de chapa, Carolina Rodrigues Miranda, candidata a secretária-geral, foram alvos de violência. O escritório de Marcos amanheceu com marcas de tiros, enquanto o muro da casa de Carolina foi pichado, indicando um cenário de intimidação contra a advocacia local.
Diante do ocorrido, o conselheiro federal da OAB, Leonardo Campos, manifestou-se com preocupação e cobrou providências.
"Hoje, retornando de uma agenda no interior e encontrando-me com a Xênia, recebi essa grave notícia que exige uma resposta enérgica. Foi um atentado contra o escritório do advogado Marcos Mendes, nosso candidato a presidente daquela subseção. Já contactamos o governador Otaviano Pivetta e o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, para solicitar uma equipe especializada da Polícia Civil de Cuiabá para investigar. Atacar um advogado é atacar o Estado Democrático de Direito, e nós, dirigentes da Ordem, não vamos nos calar. Marcos, receba toda a nossa solidariedade, conte conosco, e as providências serão tomadas", declarou Leonardo.
Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT, também prestou solidariedade ao colega. Marcos é apoiado pela chapa "Coragem para Mudar", liderada por Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT.
"Marcos, receba toda a minha solidariedade. O que aconteceu com você é mais um lastimável episódio da falta de segurança que nós, advogados, vivenciamos no dia a dia. É uma situação que não pode permanecer impune. Vamos nos mobilizar para adotar todas as medidas possíveis para reverter essa situação e trabalhar em ações que possam trazer mais segurança para nossa advocacia", afirmou Xênia.
O caso segue sob investigação, e a advocacia de Mato Grosso aguarda as devidas providências das autoridades para garantir a proteção e a segurança dos advogados no estado.