O candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT) pela Subseção de Lucas do Rio Verde, Marcos Mendes, já vinha recebendo ameaças de uma suposta facção criminosa pelo telefone durante a semana. O Leiagora entrou em contato com o advogado que na madrugada deste sábado (2) teve o escritório alvejado por diversos tiros.
Marcos contou que atua na área de advocacia cível há 30 anos e que nunca havia passado por uma situação tão grave como esta. Em entrevista ele contou que durante esta semana recebeu cerca de três ligações de pessoas não identificadas o ameaçando dizendo que eram de uma facção criminosa, todavia, ele pensou que fosse golpe, por isso não levou as ameaças a sério.
Além do escritório de Marcos ter sido alvejado com tiros, a casa da advogada Caroline Rodrigues Miranda, candidata a secretária-geral na chapa de Marcos, também foi alvo de ataques. Durante a madrugada um símbolo de uma facção criminosa foi pintado no muro da candidata.
Marcos afirma que já registrou um boletim de ocorrência e já informou a presidência da OAB/MT sobre o fato. Apesar de estar candidato em Lucas do Rio Verde, o jurista prefere não afirmar neste primeiro momento que os crimes têm motivação política.
“Prefiro aguardar uma apuração acerca da motivação. Sou advogado há 30 anos e nunca passei por isso. Isso acontece em um momento muito peculiar, não descarto a possibilidade [de motivação política] ou talvez tenha motivação profissional. Não quero ser leviano em nenhuma afirmação”, disse Marcos Mendes.
O conselheiro federal da OAB, Leonardo Campos, manifestou-se com preocupação e cobrou providências. "Hoje, retornando de uma agenda no interior e encontrando-me com a Xênia, recebi essa grave notícia que exige uma resposta enérgica. Foi um atentado contra o escritório do advogado Marcos Mendes, nosso candidato a presidente daquela subseção. Já contactamos o governador Otaviano Pivetta e o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, para solicitar uma equipe especializada da Polícia Civil de Cuiabá para investigar. Atacar um advogado é atacar o Estado Democrático de Direito, e nós, dirigentes da Ordem, não vamos nos calar. Marcos, receba toda a nossa solidariedade, conte conosco, e as providências serão tomadas", declarou Leonardo.
Atendado contra a democracia e a advocacia
Durante a entrevista, o advogado disse que está com medo, porém confiante de que as investigações irão apontar os culpados. Para ele, os crimes representam um atentado não só a ele e a sua colega de chapa, mas sim contra a democracia e a sociedade.
“É um atentado contra todo o sistema eleitoral da OAB, um atendado contra a democracia. Quando se agride um advogado, se agride a própria sociedade. Quando estamos enfraquecidos e ameaçados, a própria sociedade está ameaçada”, afirma Marcos Mendes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.