Cuiabá, segunda-feira, 02/12/2024
15:36:46
informe o texto

Notícias / Política

05/11/2024 às 11:15

DE MALAS PRONTAS

Nininho bate o martelo e diz que vai migrar para um partido de centro-direita

Mesmo com a decisão, o deputado ainda deve aguardar a liberação do PSD, ou a Janela Partidária que acontece somente em 2026

Paulo Henrique Fanaia

Nininho bate o martelo e diz que vai migrar para um partido de centro-direita

Foto: AL / MT

Incomodado com o atual posicionamento do Partido Social Democrático (PSD) de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, vai deixar o PSD e buscar uma sigla de centro-direita. O parlamentar espera a liberação da agremiação ou a abertura da janela partidária, que deve acontecer somente em 2026, para oficializar sua saída.
 
“Ainda não tenho a legalidade pra poder migrar pra outro partido. Futuramente devo me deslocar sim, vou pedir [liberação] ou aguardar a janela partidária. Eu não me identifico com a esquerda, não sou radical e extremista com a direita, mas eu sou de centro-direita, e eu não estou me sentindo muito confortável hoje com a posição do meu partido. Por isso no momento corretor vou buscar a liberação ou esperar a janela”, disse Nininho.
 
Desde junho deste ano o deputado não esconde sua insatisfação com o posicionamento da sigla. O PSD nacional é base de apoio ao presidente Lula, tanto é que o presidente estadual da sigla em Mato Grosso, Carlos Fávaro, é o ministro da Agricultura no governo petista.

Já em Mato Gross, a sigla esteve lado a lado com Lúdio Cabral (PT) durante a campanha para a prefeitura de Cuiabá neste ano, compondo a chapa com a candidata a vice, Rafaela Fávaro, filha do ministro.
 
Logo que soube da insatisfação de Nininho, o ministro Carlos Fávaro teceu vários elogios ao correlegionário e garantiu que faria de tudo para manter o deputado na sigla. Porém essas conversas parecem que não estão avançando, afinal, pelas palavras do próprio Nininho: “tenho decisão tomada e com todo respeito ao Fávaro, eu vou manter minha posição e vou escolher um partido onde me identifico melhor”.
 
Para que Nininho mude de partido sem ter problemas com a Justiça Eleitoral, ele deve ter a liberação do PSD que pode vir em qualquer momento. Se não conseguir a liberação, o deputado será obrigado a esperar a Janela Partidária que é um período específico em que os políticos podem trocar de partido sem sofrer punições. A Janela é aberta somente em anos eleitorais, o que neste caso será em 2026.
 
Durante 30 dias antes do prazo final para filiação, os candidatos que já possuem mandato, podem utilizar a Janela Partidária para mudar de agremiação sem sofrer punições. Portanto, caso Nininho não consiga a liberação do PSD, ele terá que esperar até 2026 para enfim mudar de partido.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet