Cuiabá, quinta-feira, 12/12/2024
13:55:11
Dólar: 6,03
Euro: 6,33
informe o texto

Notícias / Geral

05/11/2024 às 15:15

CINCO MESES SEM SALÁRIOS

CRM-MT acionará prefeitura na Justiça por falta de pagamento aos médicos do São Benedito

Profissionais anunciaram na sexta paralisação dos serviços desde ontem na unidade municipal e a manutenção apenas de casos de urgência

Leiagora

CRM-MT acionará prefeitura na Justiça por falta de pagamento aos médicos do São Benedito

Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) saiu em defesa dos médicos que atuam no Hospital Municipal São Benedito, em Cuaibá, que comunicaram nesta segunda (4) a suspensão dos trabalhos na unidade em razão da falta de pagamento de cinco salários consecutivos, conforme os trabalhadores. A autarquia publicou uma nota de repúdio contra os constantes episódios de atrasos salariais aos profissionais nesta terça-feira (5), alegando que procurará o Poder Judiciário em favor dos trabalhadores. 

"O CRM-MT vem a público expressar seu repúdio aos constantes episódios de atrasos nos pagamentos dos médicos que atuam no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá. A situação, que perdura há meses, fez com que os profissionais, sem os pagamentos dos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, paralisassem as atividades, mantendo o atendimento de urgência e emergência aos pacientes internados", pontuou a autarquia.

De acordo com a carta enviada pelo médicos do São Benedito à Empresa Cuiabana de Saúde, que administra a unidade hospitalar, comunicando a paralisação dos serviços, enviada na última sexta-feira (1º), em razão da falta de pagamento dos vencimentos dos últimos cinco meses, ficarão temporariamente suspensos os serviços de internação, evoluções médicas, prescrições médicas nos fins de semana, emissão de laudos, solicitações de exames e solicitações de transporte interno e externo.

"Há mais de um ano, o CRM-MT tem dialogado com diversos entes públicos, em especial a Prefeitura de Cuiabá e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, com vistas a superar os constantes atrasos salariais que fazem com que muitos profissionais passem meses sem receber aquilo que é devido pelos serviços prestados. Diante da ausência de soluções efetivas para este problema, o CRM-MT tomará a iniciativa de buscar o Poder Judiciário para a responsabilização dos gestores por mais este calote", anunciou.

Por fim, o CRM-MT ainda fez uma crítica à postura da prefeitura e da Empresa Cuiabana de Saúde por não cumprirem a legislação.

"Não é razoável que gestores públicos ignorem e descumpram a legislação e não sejam punidos, enquanto médicos sofrem, sem salários e sem condições de realizar os atendimentos e a população seja também penalizada". 

Outro lado

Por meio de nota,  a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) afirma que acionou o Conselho Regional de Medicina (CRM) nesta segunda-feira (4) para que adote as medidas cabíveis diante da ameaça de paralisação de um grupo de médicos que atuam no Hospital São Benedito (HMSB) por meio de empresa terceirizada.

"A empresa responsável pela prestação dos serviços foi notificada e informou à Diretoria Técnica da ECSP que a ameaça de suspensão dos atendimentos ocorreu de forma unilateral", acrescentou a autarquia na nota, garantindo ainda que a entrada de novos pacientes continuará a ser realizada normalmente;

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet