Cuiabá, domingo, 08/12/2024
08:01:48
informe o texto

Notícias / Política

07/11/2024 às 08:33

SERÁ ENCAMINHADA

Botelho diz que AL já foi notificada pelo STF e acredita que defesa conseguirá manter eleição da Mesa Diretora

Caso a eleição seja anulada, Eduardo Botelho defendeu que a chapa liderada por Max Russi seja mantida; o presidente da ALMT negou ainda qualquer interesse em ocupar um cargo no grupo

Da Redação - Vanessa Araujo/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Botelho diz que AL já foi notificada pelo STF e acredita que defesa conseguirá manter eleição da Mesa Diretora

Foto: ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), informou que o parlamento já recebeu a notificação referente ao requerimento da Procuradoria Geral da República (PGR), que visa à suspensão da eleição que tornou Max Russi (PSB) o futuro presidente da Casa pelos próximos dois anos. De acordo com Botelho, a defesa será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a validade da eleição.

“Nós vamos encaminhar uma defesa, já conversamos com a procuradoria defendendo a manutenção, nós vamos responder com essa defesa. Eu acredito que vai ser mantido, tanto que o ministro não deu liminar, porque são várias Assembleias, não é só Mato Grosso, e eu acredito que deva ser mantido”, declarou o deputado na manhã desta quarta-feira (6). 

Na última terça-feira (29), o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerendo a suspensão da eleição da Mesa Diretora da ALMT. 

A ação da PGR questiona o adiantamento do pleito, que ocorreu antes do prazo previsto no Regimento Interno da Casa, que estabelece que a eleição da Mesa deve ser realizada na última sessão ordinária de setembro. A votação, entretanto, foi antecipada para o dia 7 de agosto, quase dois meses antes do prazo estipulado pela norma interna.

Caso a eleição seja anulada, Eduardo Botelho defendeu que a chapa liderada por Max Russi seja mantida. O presidente da ALMT negou ainda qualquer interesse em ocupar um cargo no grupo. No próximo biênio, o parlamentar não terá nenhum posto na Mesa Diretora. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet