O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) comemorou a vitória de Donald Trump na disputa pela presidência dos Estados Unidos, e minimizou os impactos econômicos que isso pode gerar ao agronegócio de Mato Grosso, especialmente.
“O Trump, para o mundo nesse momento, é uma boa noticia o seu retorno, pelo seu perfil, seu comportamento e por esses conflitos todos mundo a fora. Me parece que ele tem mais coragem e disposição de se posicionar, mais como pacificador e menos como financiador dos conflitos”, disparou o republicano nesta quarta-feira (6).
Trump foi declarado presidente ontem (6), quando alcançou 276 dos 538 votos dos colégios eleitorais. Ele retorna ao poder após quatro anos.
“Ele tem o perfil mais nacionalista. Deve interferir alguma coisa no câmbio, porque o dólar deve ser valorizado perante outras moedas do mundo, mas nada que já não tenha acontecido no passado e que não se ajuste ao longo do tempo”, completou Pivetta.
Com relação a Mato Grosso, ele cita que a economia estadual também é competitiva, principalmente quanto se refere a produção rural. “Na questão econômica nos somos muito competitivos. A agricultura nos Estados Unidos só funciona por causa dos subsídios que o governo dá aos produtores, e a nossa é eficiente. Mato Grosso é o número um no mundo em eficiência produtiva. Então, não temos preocupação com isso”, finalizou.