Balbinotti visita a ALMT e anuncia que estará de cabeça na disputa pelo governo em 2026
Ida do megaempresário do agro ao Legislativo, acompanhando de Cláudio Ferreira, para se apresentar aos deputados estaduais pode ser um indicativo de que o prefeito eleito está mais alinhado com o empresário do que com Fagundes
Da Redação - Vanessa Araujo/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia
O megaempresário do agronegócio de Mato Grosso, Odílio Balbinotti Filho, confirmou, nesta quarta-feira (13), à imprensa que está articulando sua candidatura ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Acompanhado pelo prefeito eleito de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), Cláudio Ferreira (PL), Balbinotti esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para anunciar suas intenções políticas. Embora ainda não tenha formalizado sua filiação a um partido, o empresário mantém fortes laços com o Partido Liberal, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Internamente e publicamente, o nome do senador Wellington Fagundes (PL) também é frequentemente citado quando o assunto é a disputa pelo governo de Mato Grosso em 2026. Tanto o parlamentar quanto o empresário Odílio Balbinotti Filho, ambos de Rondonópolis, teriam o município como um possível reduto eleitoral, o que poderia intensificar a competição interna entre eles na corrida pelo governo.
A visita de Balbinotti à ALMT junto com Cláudio Ferreira, para se apresentar aos deputados estaduais, pode ser um indicativo de que o prefeito eleito está mais alinhado com o empresário do que com Fagundes. Embora Balbinotti ainda não tenha se filiado ao PL, ele revelou que tem uma reunião agendada com Jair Bolsonaro (PL) para discutir sua candidatura e garantir o apoio do ex-presidente.
“A filiação ao PL depende de conversas, eu acho que tudo tem o momento certo, não é agora, vai ter o momento para gente realmente fazer essa reflexão. […] Tô marcado para ir lá conversar, vou conversar com ele [Jair Bolsonaro] e falar que eu tenho essa disposição porque ele é o nosso grande líder e tem que ter a concordância dele. Eu acho que, no momento oportuno, eu também vou lá conversar com o Bolsonaro”, disse Balbinotti.
Antigamente, o megaempresário não cogitava entrar para a política, mas mudou de ideia ao perceber a crescente identificação dos eleitores de Mato Grosso com o espectro da direita.
“Eu vejo o seguinte, o sucesso das candidaturas a prefeito nosso do PL mostraram que existe uma conexão muito grande do eleitor com a direita. Em nosso estado, o Bolsonaro ganhou uma votação expressiva e, agora, o que estamos vendo é o seguinte: o eleitor quer candidaturas de direita, com essa proposta de mudança, com a proposta que vem da direita. Então, acho que uma candidatura minha faz mais sentido agora do que fazia antes. Antes, a gente não tinha essa possibilidade. Agora não, agora a gente vê que realmente as coisas estão fazendo sentido”, explicou.
Sobre a possibilidade de uma disputa interna com Wellington Fagundes, Balbinotti preferiu não polemizar. “É um grande nome, está no PL já há muito tempo e está se colocando com a disposição para candidatura. Eu acho que quanto mais pessoas se colocarem à disposição, melhor para o Estado”, afirmou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.