Cuiabá, domingo, 19/01/2025
02:43:22
Dólar: 6,08
Euro: 6,23
informe o texto

Notícias / Política

18/11/2024 às 16:33

FAZENDO A SUA PARTE

Dino concorda com Mendes sobre endurecer leis penais e cita novas jurisprudências aprovadas pelo STF: 'o Supremo está preocupado com isso'

Ele acredita que a atuação repressiva do estado precisa ser aprimorada e afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) está atento a essa necessidade

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Dino concorda com Mendes sobre endurecer leis penais e cita novas jurisprudências aprovadas pelo STF: 'o Supremo está preocupado com isso'

Foto: Vanderson Ferraz

Em Mato Grosso participando da solenidade em comemoração aos 35 anos da Constituição Estadual, o ministro Flavio Dino endossou o discurso do governador Mauro Mendes (União) sobre endurecer a legislação penal brasileira.

Ele acredita que a atuação repressiva do estado precisa ser aprimorada e afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) está atento a essa necessidade. Como prova disso, ele cita duas jurisprudências aprovadas na Corte Suprema recentemente.

“Além da questão preventiva, precisamos aprimorar, sem dúvida, a atuação repressiva do estado, mesmo no Supremos, nós temos tido essa preocupação. Muito recentemente houve dois julgamentos importantes. O primeiro dizendo que os acordos de não persecução penal deve ser aplicada imediatamente em delitos mais leves, para que a Justiça se concentrar nos delitos de violência e grave ameaça a pessoa”, explicou.

A segunda, de acordo com Dino, refere-se à aplicabilidade das penas decretadas por meio do tribunal do júri. “Houve um outro julgamento, que inclusive nos dividiu, que é raro acontecer, sobre o efeito da decisão do tribunal do júri. Anteriormente a esse julgamento do Supremo, a pessoa só era presa se fosse condenada a uma pena superior a 15 anos, e com esse julgamento qualquer que seja a condenação do tribunal do júri a pessoa vai imediatamente presa”, completou.

Para ele, isso representa que o STF tem atuado nesse sentido e está preocupado com essa questão. “Isso é uma demonstração que o Supremo está preocupado com isso”, enfatizou.

Ele vai mais além e lembra que, enquanto senador apresentou um projeto de lei que trata sobre as audiências de custódia. Segundo ele, a propositura vai de encontro ao discurso defendido por Mendes no que diz respeito a legislação mais duras e eficientes.

“Eu mesmo quando estive no senado apresentei um projeto de lei mudando a chamada audiências de custodia, para proibir uma pessoa que comete crimes muitas vezes, seja solto muitas vezes. Esse projeto foi aprovado no Senado e tramita hoje na Câmara. É um projeto importante, porque permite que a justiça tenha maior eficácia então, não há dúvidas que esse plano das leis nesse sistema gerais”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet