Charles Fabiano Araújo Quadro (União), 35 anos, mais conhecido como “Charles da Educação” foi o vereador eleito com o maior número de votos e, apesar de ter apoiado o prefeito Kalil Baracat (MDB), garante que não fará oposição ferrenha a prefeita eleita Flávia Moretti (PL).
Essa foi a primeira vez que disputou à vaga e conquistou 4.859 mil votos. O parlamentar reconhece que a água é um dos maiores entraves do município e afirma que vai analisar e discutir com a população sobre a possibilidade de privatização ou concessão do Departamento de Água e Esgoto (Dae).
Questionado sobre a mesa diretora, Charles garantiu que não tem nenhuma pretensão de disputar a presidência, mas que anseia por chefiar a Comissão da Educação, área esta em que tem experiência e conhecimento.
O novato na Casa de Leis tem como a principal bandeira a educação, mas garante que outras pautas como o esporte e a saúde também serão suas prioridades.
Confira a entrevista completa abaixo:
Leiagora - Quem é o Charles da Educação? Qual a trajetória até chegar ao cargo de vereador?
Charles da Educação - O Charles nasceu em Várzea Grande e cresceu na região do Parque do Lago. Estudei nas escolas próximas ali do Parque do Lago, depois fui para a faculdade, fiz educação física e depois pedagogia.
Ingressei na prefeitura em 2013, onde eu passei na Secretaria de Assistência Social, tive uma passagem pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e só depois fui para a Secretaria de Educação. Dei aula por um tempo, e depois fiquei num cargo comissionado como assessor especial e respondia pelo setor de gestão de pessoas, fiquei aproximadamente oito anos só no RH.
A gente sempre teve contato com as pessoas ali, os professores,sempre atendendo de portas abertas. Todos aqueles servidores que chegassem com alguma demanda, a gente sempre atendia da melhor maneira possível e aí surgiu uma oportunidade da gente está colocando o nome à disposição, como candidato a vereador, e eu aceitei o desafio.
Boa parte da Secretaria de Educação apoiou, acredito que por esse tempo que estive lá e pelo trabalho feito, frente ao setor de gestão de pessoas, e graças a Deus no dia 6 de outubro, nós conseguimos ser eleitos, o vereador mais votado da história de Várzea Grande, obtendo aí 4.859 votos.
Leiagora - O senhor foi o vereador mais votado por Várzea Grande. Esperava essa votação expressiva?
Charles da Educação - Olha, eleição é muito difícil. É a primeira vez que eu sou candidato, eu também não tenho parentesco político que me colocou lá dentro, que já vem com aquele histórico para a gente poder obter essa votação, mas a gente trabalhou bastante.
Eu me afastei da secretaria no dia 5 de abril, pedi exoneração do cargo que eu estava, me afastei para poder ir para a campanha. Então desde abril, a partir do dia 6, a gente já começou o trabalho fazendo as visitas nas famílias, conquistando voto a voto. Durante a campanha que a gente já podia fazer reunião à noite, eu fui um dos vereadores que mais fiz reunião noturna, fui em 3 ou 4 por noite e isso até o último dia de campanha.
Então, assim, eu acredito que foi um trabalho de corpo a corpo com a população de Várzea Grande e também de pedir o voto e as pessoas quiserem a mudança, a renovação,e acho que por isso que a gente obteve essa votação expressiva. Realmente eu não imaginava, a gente estava trabalhando para ter uma média de 3.500 a 4 mil votos e a gente obteve essa votação, eu fiquei muito feliz.
Aproveito também a oportunidade para agradecer a cada várzea-grandense que depositou um voto de confiança no Charles da Educação.
Leiagora - Como o senhor deve honrar os votos de confiança dos eleitores? Quais serão suas principais bandeiras? A educação será prioridade?
Charles da Educação - Nós vamos honrar trabalhando pela cidade. Eu que nasci em Várzea Grande, cresci, não tenho pretensão de mudar da cidade, quero poder contribuir um pouco mais e deixar um legado lá para os meus filhos e meus netos.
É claro que por ser professor e acreditar muito na educação, todos nós passamos por uma sala de aula, tivemos um professor na nossa vida, então acredito muito. Com certeza a educação vai ser uma de nossas bandeiras principais que a gente vai estar lutando, vai ta defendendo para que a gente possa avançar ainda na nossa educação municipal.
Hoje a Secretaria de Educação é bem avaliada, positivamente pela população, mais de 80%, hoje nós temos escolas reformadas. Então tem-se feito muito pela educação, mas ainda tem coisas para se fazer e avançar ainda mais.
Nós vamos trabalhar pelo esporte, também eu fui atleta de natação por 10 anos. Iniciei por um problema de saúde que eu tive, comecei a prática, tive bons resultados, representei a cidade de Várzea Grande competindo, representando de Mato Grosso competindo e eu vejo a importância do esporte na vida de cada criança, de cada adolescente e do adulto como uma prevenção de saúde.
Eu que cresci na região do Parque do Lago ali, cresci jogando bola nos Seis Campos. Tive muitos amigos que tinham talento ali para o esporte, mas muitas das vezes não conseguiram chegar no alto rendimento, ser um jogador profissional pela falta de oportunidade.
Então a gente vai estar trabalhando pelo esporte porque é uma bandeira que a gente acredita também. Claro que sabemos que quando você elege um vereador ele não é só de uma, duas bandeiras, no meu caso educação, esporte, inclusão, que a gente tem trabalhado também, mas sim de todas. A gente quer trabalhar por todas, mas a gente quer ter um foco maior nessas áreas que a gente tem mais conhecimento.
Leiagora - Já sabe qual será sua primeira atitude como vereador? Já tem algum projeto em mente ?
Charles da Educação - A gente quer iniciar o ano já trabalhando, tanto é que eu já estou estudando o regimento interno da Câmara, porque por ser a primeira vez que sou candidato e fui eleito pela primeira vez, eu não conheço do Legislativo, então a gente precisa estudar, estou estudando então o regimento interno, estou estudando a lei orgânica do município, tudo isso para que a gente possa iniciar o ano já trabalhando pela cidade.
Vamos iniciar dialogando com a prefeita, para que a gente possa apresentar a ela projetos que vão ao encontro da população e trazer políticas públicas, que é isso que a população de Várzea Grande precisa para poder continuar desenvolvendo.
Eu tenho um projeto, mas ele é a longo prazo. Todos os projetos, eu vejo que a gente tem que trabalhar e construir. Não tem como a gente já iniciar o ano, já colocar um projeto e já executar ele. Tem projetos curtos, médios e longos prazos.
A gente tem um projeto que eu coloquei na minha campanha e no meu plano como fundamental, que é construir um centro esportivo da juventude. Onde a gente vai ter um centro esportivo em Várzea Grande, onde vai atender crianças, adolescentes, adultos também, onde teremos lá um ginásio poliesportivo, uma quadra de areia e uma piscina semi-olímpica. Tudo isso para que a gente possa ofertar para as crianças mais carentes, aqueles jovens, aqueles adultos que não têm oportunidade.
Nós teremos lá uma equipe multidisciplinar, onde a gente vai estar trabalhando a parte psicológica, a parte social, a parte nutricional. Teremos também um professor, um pedagogo para dar auxílio àquelas crianças que estejam com dificuldade na escola. Tudo isso para que a gente possa dar esse suporte para que essa criança, esse adolescente, seja um cidadão melhor.
Eu tenho certeza que se ele não se tornar um atleta profissional, ele vai se tornar um cidadão melhor, porque eu vivi isso. Então eu sei do poder que tem a educação junto com o esporte.
A gente vai ter que correr atrás para buscar através de emenda, estudar a melhor forma para que a gente possa tirar do papel e colocar isso para a população de Várzea Grande.
Leiagora - O senhor já teve contato com a nova prefeita eleita Flávia Moretti? Qual será sua relação com ela?
Eu sou do Partido União Brasil, nós apoiamos o Kalil nessa campanha. Infelizmente ele não ganhou e a prefeita Flávia Moretti foi eleita junto com o vice Tião. Isso é um mérito dela de ter conseguido ser eleita e a gente vai dialogar com a prefeita, porque a gente tem que pensar na cidade de Várzea Grande.Não podemos ficar com brigas políticas, porque quem vai perder com isso vai ser a população. Então a gente tem que sentar, dialogar, até o momento ainda não conversei com ela, mas acredito que nas próximas semanas aí a gente já deve estar conversando com a prefeita eleita.
Leiagora - Gostaria que fizesse uma Avaliação da gestão Kalil e o que espera da Moretti
Charles da Educação - O prefeito Kalil trabalhou pela cidade, a cidade de Várzea Grande tem avançado, desde a gestão da Lucimar, o qual eu também fiz parte. Quem anda pela cidade e quem é Várzea- grandense viu que a cidade cresceu.
É claro que tem pontos ainda a se melhorar, mas por exemplo, eu que tive na educação, as escolas nossas todas reformadas, alimentação de qualidade, material pedagógico de qualidade, a gente teve aí a questão da água, que é esse problema histórico em Várzea Grande, mas o prefeito Kalil na gestão dele construiu três ETAs e claro que não foi o suficiente para sanar o problema da água, mas a gente viu que ele fez algo pela cidade.
Tem o asfalto, a infraestrutura melhorou também na cidade, então assim, tem vários pontos que ele fez na gestão e que com isso fez com que a cidade também continuasse crescendo. Eu espero que a prefeita Flávia Moretti, junto com o Tião, junto com todos os seus secretariados, junto com a Câmara de Vereadores também possa estar trabalhando para que dê continuidade a projetos que funcionaram na gestão.
Muitas das vezes quando se troca uma gestão, eles não olham o que tem de bom na gestão passada, acredito que ela tenha que olhar os bons projetos que foram bem sendo desenvolvidos na área da educação e possa dar continuidade para que a gente possa avançar na cidade.
A gente tem que pensar na cidade, então tudo aquilo que for bom para o cidadão e vai ser bom para a cidade continuar crescendo, acredito que tem que se pensar nisso para que a gente possa, né, câmara junto com legislativo e executivo caminhar juntos para que a gente possa ter mais avanços.
Leiagora - Como será sua postura diante da gestora municipal ? Será oposição ou base?
Charles da Educação - A gente tem que pensar na cidade, então tudo aquilo que for bom para o cidadão e vai ser bom para a cidade continuar crescendo, acredito que tem que se pensar nisso para que a gente possa, né, câmara junto com legislativo e executivo caminhar juntos para que a gente possa ter mais avanços.
Como eu disse, nós apoiamos o Kalil então temos que colocar que a gente estava na oposição, acredito que a eleição se encerrou e agora inicia uma nova fase, onde a Flávia e o Tião vai assumir, os vereadores vão tomar posse, e aí, assim, a gente tem que ter o diálogo, sim.
É claro que são poderes independentes, mas tem que ter o diálogo, porque através dos projetos que vão ser encaminhados para lá, os vereadores aprovaram e a prefeita vai sancionar.
Então, assim, tem que ter esse diálogo. Então, a gente vai estar na base da prefeita, vai estar lá buscando a fiscalização, que é o papel do vereador, buscando projetos. E aquilo, nós não vamos dizer só a amém, aquele projeto que chegar, vamos votar a favor se aquilo for bom para a população. O que for bom para a população, nós estaremos lá prontos para votar a favor.
Leiagora - Como estão as conversações com demais parlamentares?
Quando acabou a eleição no dia 6, três dias depois já começou uma articulação pela mesa, isso é normal, que todos os vereadores eleitos, eles vão buscando seu espaço.
Então tem uma conversa sim com um grupo de vereadores onde o vereador eleito Vanderlei Cerqueira conseguiu reunir um grupo de 17 vereadores para que a gente possa estar sentando, conversando, alinhando e definindo a chapa que vai estar a partir do ano de 2025 na presidência e com o resto dos cargos da mesa diretora.
Leiagora - Como o parlamentar mais votado, pretende concorrer à presidência da mesa diretora? Ou ficar a frente de alguma comissão?
Me coloquei à disposição do grupo e aquilo que for bom para o grupo a gente vai estar junto. Acredito que por ser a primeira vez, eu não pretendo estar na mesa ou estar na presidência, mas a gente vai estar lá sim para compor comissões.
Por exemplo, a Comissão de Educação, é uma comissão que eu quero estar, por ser eleito por essa categoria, a minha base ser a educação, então é uma comissão que a gente quer estar na presidência para a gente poder dialogar ali e melhorar o avanço ainda mais da nossa educação.
Tem outras comissões também que a gente tem interesse em estar participando, mas no momento assim, estar colocando a disposição como presidente ou para estar compondo a mesa, não tenho interesse no momento.
Leiagora - Agora vamos falar sobre o problema crônico da cidade. O senhor é a favor ou contra a privatização?
Como eu comentei sobre a gestão do Kalil, foi feito essas três ETAs. Não foi o suficiente para sanar esse problema da água e realmente existe, isso é histórico, eu que estive andando na campanha em vários bairros, uma das maiores demandas que a gente observava nos eleitores era a água, a gente sabe dessa dificuldade, mas eu acredito que se o caminho for a privatização ou a concessão do DAE, a gente precisa sim sentar, estudar, aprofundar nisso para que a gente possa definir o que é melhor, se é a privatização ou se é a concessão da água em Várzea Grande. Eu acredito que fazendo um projeto bem feito, bem estudado, se for o caso da privatização com sessão a gente vai estar pronto para votar sim para aprovar.
Leiagora - Além da questão da água, o que considera ser gargalos em VG?
A saúde também na campanha, observei muito, praticamente toda a residência que eu visitava ali tinha demanda de saúde, seja ela para uma consulta, um exame, um medicamento, então o Charles também vai estar na Câmara, tendo esse olhar especial pela saúde.
Todos nós ficamos doentes e sabemos o quanto é difícil, a gente está ali num momento difícil, um problema de saúde, a gente procurar um hospital, não ter um atendimento, muitas das vezes precisar fazer um exame e ter que tirar um dinheiro que muitas vezes vai fazer falta no final do mês.
Então a gente sabe dessa dificuldade e a gente quer estar lá trabalhando para que a gente possa dar uma saúde de qualidade para a população de Várzea Grande. Não só de Várzea Grande, mas de toda a baixada. Porque hoje Várzea Grande atende de portas abertas, recebe muitas pessoas de outros municípios. Então a gente tem que dar esse atendimento especial e ter esse olhar diferenciado para a saúde também.
Segurança pública também é importante, ouvi também muito na campanha a questão da segurança. Então a gente também vai estar lá para estar buscando projetos, parcerias para que a gente possa também trazer melhorias na parte da segurança para a nossa população.
Sobre os acidentes, a gente acredita que temos que ouvir, sentar, conversar com quem entende da área para que a gente possa estar na Câmara discutindo também projetos que vão trazer melhorias. A gente sabe aí que tem essa polêmica do radar, colocou muitos radares pela cidade de Várzea Grande com o objetivo de diminuir esses acidentes.
Hoje eu vejo que a gente precisa observar qual a quantidade de acidente tinha antes dos radares e depois se isso já surtiu um efeito, diminuiu a quantidade de acidente ou não. A gente precisa ver vários pontos de sinalização. Às vezes também pode ser uma questão que pareça não ser tão principal assim, mas a gente sabe que é importante, uma cidade hoje bem sinalizada também pode ocorrer na diminuição dos acidentes. Então são pontos que a gente tem que sentar, estudar, para que a gente possa trazer melhorias para a cidade.
Leiagora - Finalizando a entrevista, deixo esse espaço aberto para o senhor deixar uma mensagem aos seus eleitores
Me coloco à disposição de todos os cidadãos. A gente foi o vereador mais votado, então a gente tem um compromisso muito grande com a população, 4.859 votos é muito voto, tanto é que a gente foi o mais votado da história.
Então, assim, a gente tem um compromisso e a partir do ano que vem a gente tomando posse me coloco a disposição de todos aqueles que moram em Várzea Grande, ou que moram em Cuiabá também, mas muitas das vezes tem familiares em Várzea Grande.
A gente coloca a disposição com as portas do nosso gabinete na câmara sempre aberta para que a gente possa ter esse diálogo e o que for bom para a cidade pode contar com vereador Charles. A gente vai estar lá pronto para atender e vamos dedicar o máximo, dar o melhor de si nesses quatro anos como vereador que a gente possa retribuir cada voto que a gente teve.