O deputado federal José Medeiros (PL), minimizou a declaração de apoio do prefeito eleito Abílio Brunini (PL) a candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos) para o governo do Estado em 2026. O liberal afirma que essa aproximação é natural, mas não acredita que o próximo gestor da Capital vai contra o partido nas próximas eleições.
Medeiros ainda brinca e sugere uma aliança do PL com o União Brasil e Republicanos, com Pivetta como candidato a vice novamente.
“Tem muita água para passar por debaixo da ponte. Essas coisas são assim mesmo. Ele é vice governador. Mas não tá nada fechado, o PL tem duas pré-candidaturas, o grupo do Uniao com o Republicanos tem a candidatura do Pivetta. De repente fecha em uma só. Está tudo aberto. Pivetta pode sair de vice de novo?”, ironizou o congressista nesta quinta-feira (21).
Vale lembrar que, Pivetta já está no seu segundo mandato consecutivo como vice-governador e não pode mais pleitear o mesmo cargo.
No Partido Liberal (PL) há dois nomes colocados para a disputa ao governo do Estado em 2026: do senador Wellington Fagundes e do empresário Odilio Balbinote.
A intenção da legenda é ter candidatura majoritária em Mato Grosso a fim de fortalecer o projeto nacional que é devolver a Jair Bolsonaro (PL) o mandato de presidente.
Por outro lado, o governador Mauro Mendes (União) já declarou que o seu candidato em 2026 será Pivetta, atual vice-governador.
Abílio, inclusive, assim que foi eleito prefeito de Cuiabá, declarou apoio ao republicano como forma de reconhecimento ao apoio que recebeu no segundo turno das eleições municipais.