O governador Mauro Mendes (União) lamenta o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal (PF), e afirma que espera uma investigação imparcial e transparente. Para ele, independente de quem seja, se foi comprovado que houve crime, os responsáveis devem ser punidos.
“Como cidadão eu lamento, não sei ainda se é a profundidade de todos os fatos elencados, mas eu desejo que seja feita uma apuração isenta, transparente e que se houver culpados que eles sofram as penas de acordo com a lei no processo que siga o devido ao rito legal”, declarou Mendes.
Na última semana, Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Ele é acusado de fomentar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Além disso, está sendo investigado por estar por trás das armações para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o seu vide Geraldo Alckmin (PSB) e ainda o ministro Alexandre de Moraes.
Vale destacar que o indiciamento não implica em prisão ou em condenação, sendo uma etapa do inquérito policial. Agora, a Procuradoria-Geral da República (PGR) é responsável por avaliar se há elementos suficientes para apresentar uma denúncia formal contra os envolvidos.