Apesar de ser ‘rejeitado’ pela cúpula estadual, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro descarta a possibilidade de vir a deixar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) após deixar o comando do Palácio Alencastro em dezembro deste ano, e garante que não irá deixar a política.
O emedebista pretende construir um grupo político, ao lado do ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), para as eleições de 2026.
Ele, contudo, afirma que ainda não sabe se irá disputar algum cargo. “Posso ser candidato a tudo ou a nada. Quando você chega no auge de ser prefeito da Capital por duas vezes, isso te dá um patamar tão grande”, disse na última segunda-feira (2) em entrevista a Rádio Vila Real.
Nos bastidores, as especulações são de que Pinheiro seja candidato a deputado estadual novamente, tendo em vista que seu filho, Emanuelzinho Pinheiro (MDB), deve buscar a reeleição para deputado federal.
Diante disso, o gestor municipal afirma que seus planos são continuar no MDB. “Não penso em mudar de partido, gosto muito do MDB. [...] Temos uma ótima relação com o Baleia Rossi e toda cúpula nacional”, enfatizou.
A intenção de Emanuel é se juntar a Fávaro para construir um grupo de oposição ao governador Mauro Mendes (União), que em 2026 deve disputar a eleição à senatória. O social democrata, inclusive, deve ser adversário direto do atual chefe do poder Executivo Estadual, uma vez que já descartou a possibilidade de vir a disputar o Governo do Estado.