O vereador Demilson Nogueira (PP), que é relator das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que a aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá relativas ao ano de 2022 coloca em dúvida o trabalho do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Segundo o parlamentar, a desconfiança não afeta apenas a sua pessoa, mas também toda a sociedade cuiabana.
Leia mais - TCE-MT aprova contas de 2022 da Prefeitura de Cuiabá
“Não só o Demilson coloca [em xeque], como toda a sociedade. Veja você, lá são sete homens com toda uma estrutura de trabalho, e para enxergar isso precisou tantos recursos. Está parecendo aquelas decisões do STF, o juiz de piso fala uma coisa, a segunda instância a mesma coisa, a outra instância a mesma coisa, e chega lá no final, aí vem a famosa frase ‘a meu ver’”, declarou o vereador na manhã desta quinta-feira (5).
Demilson também fez ironias sobre o selo ouro recebido pela Prefeitura de Cuiabá, em reconhecimento à transparência nas contas, e questionou os critérios utilizados pelos conselheiros do TCE-MT.
“Se os sábios conselheiros deram o que eu vou dizer? Se são eles que analisam tudo, não sei qual tipo de óculos que eles usam… Mas eles enxergaram e deram. Mas tanto é que você busca aqui na Casa e as informações não são prestadas a essa Casa. As informações não são prestadas. Você faz requerimento, não respondem. Isso é transparência? Só o Tribunal de Contas que está enxergando”, concluiu.
As contas
As contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2022 foram aprovadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) na sessão da tarde desta terça-feira (3), após análise de um recurso apresentado pelo município. Cinco conselheiros votaram favoravelmente à aprovação: Valter Albano (relator), Waldir Teis, Domingos Neto, Guilherme Maluf e o presidente da Corte, Sérgio Ricardo.
As contas foram reprovadas pelo TCE-MT no final de 2023 e Emanuel buscava reverter a decisão. Para tanto, ingressou com um recurso solicitando a revisão das contas. O pedido, porém, foi negado.
Leia mais - Albano acata recurso de Emanuel e revê decisão sobre revisão das contas de 2022; Parecer pela reprovação continua válido
Diante disso, o gestor impetrou um agravo questionando a negativa, o qual também foi negado pelo Tribunal. Emanuel, contudo, não desistiu e ingressou com um novo recurso, acatado por Albano.
Outro lado
A reportagem do Leiagora entrou em contato com a assessoria de imprensa do TCE-MT para se manifestar, que informou que o órgão não tratará sobre o assunto.